Cólera atinge 119 pessoas em Angola e faz 12 vítimas mortais

11 de Janeiro 2025

Angola enfrenta um surto de cólera que já afetou 119 pessoas em três províncias, causando 12 mortes. O epicentro localiza-se em Cacuaco, Luanda, onde se concentra a maioria dos casos e óbitos.

Entre 9 e 10 de janeiro, registaram-se 24 novos casos: 20 em Cacuaco (Luanda), três no Dande (Bengo) e um em Catete (Icolo e Bengo). Cacuaco continua a ser o epicentro do surto, concentrando a maioria dos casos e 11 das 12 mortes confirmadas.
Os pacientes afetados têm idades entre os dois e os 70 anos, sendo 56 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. O Instituto Nacional de Investigação em Saúde está a processar 12 amostras de casos suspeitos, sendo 10 de Cacuaco e duas do Bengo.
O Ministério da Saúde declarou oficialmente o surto de cólera em 7 de janeiro, após a confirmação do primeiro caso, e ativou imediatamente o Plano Nacional de Resposta contra a Cólera. As autoridades sanitárias estão a implementar medidas de controlo e prevenção, incluindo a desinfeção de áreas contaminadas, rastreamento de contactos e campanhas de sensibilização.
A rápida propagação da doença levanta preocupações sobre as condições de saneamento básico e acesso a água potável nas áreas afetadas. Especialistas alertam para a necessidade de melhorias urgentes na infraestrutura sanitária e no sistema de saúde pública para conter o avanço da cólera.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights