UE vai tomar medidas contra protecionismo chinês de dispositivos médicos

14 de Janeiro 2025

A União Europeia (UE) anunciou hoje que tenciona tomar medidas contra a discriminação chinesa de produtos médicos europeus nos contratos públicos, segundo um comunicado hoje divulgado.

Para a Comissão Europeia, os resultados de um inquérito revelam que a China “está a limitar o acesso dos produtores de dispositivos médicos da UE aos seus contratos públicos de forma injusta e discriminatória”.

A discriminação de dispositivos médicos da UE a favor dos fabricados na China “servirá de base à avaliação da Comissão sobre as medidas a tomar para restabelecer a igualdade de condições” entre os dois blocos.

Num relatório hoje publicado, a Comissão destaca ter encontrado “proibições explícitas de dispositivos médicos importados em 36% dos concursos em causa em 2022, tendo aumentado para 43% em 2023 e 53% no primeiro semestre de 2024”.

Este facto “indica um aumento sustentado da proibição explícita de dispositivos médicos importados entre os concursos em causa”, considera o executivo comunitário.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lipedema

Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética da Lisbon Plastic Surgery

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights