Cabo Verde Avança com Transplantes e Reduz Evacuações Médicas para Portugal

28 de Janeiro 2025

Cabo Verde continuará a evacuar doentes para Portugal, mas prevê reduzir esta necessidade com transplantes renais no país e novos investimentos em saúde, anunciou hoje o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva durante a VII Cimeira Portugal-Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que as evacuações médicas para Portugal irão continuar, apesar dos custos que representam para o sistema de saúde português. Contudo, a realização de transplantes renais em Cabo Verde e novos investimentos na área da saúde deverão reduzir significativamente esta necessidade.

A declaração foi feita durante uma conferência de imprensa em Lisboa, no encerramento da VII Cimeira Portugal-Cabo Verde, onde foram assinados vários protocolos de cooperação entre os dois países. Entre os acordos firmados destaca-se o “Programa de Transplante Renal”, que visa capacitar Cabo Verde para realizar este tipo de intervenção médica em pelo menos um dos seus hospitais centrais.

Ulisses Correia e Silva considerou este avanço “um passo significativo” na autonomização do sistema de saúde cabo-verdiano, permitindo não só diminuir as evacuações médicas para Portugal como também oferecer uma solução definitiva aos doentes renais atualmente em diálise nas ilhas da Praia e São Vicente. “As pessoas que vêm [para Portugal] para tratamentos com problemas renais ficarão sempre em situação de evacuação enquanto não houver soluções de transplante”, explicou.

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que, entre 2021 e 2023, Cabo Verde foi responsável por 43% das evacuações médicas provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para Portugal. Este número coloca o arquipélago como o principal utilizador deste mecanismo, seguido pela Guiné-Bissau (29%), São Tomé e Príncipe (24%), Angola (3%) e Moçambique (2%).

Além do programa de transplantes, o primeiro-ministro cabo-verdiano destacou outros esforços em curso no país, como a construção de um novo hospital com especialidades nas áreas de oncologia, neurologia, traumatologia e cardiologia – áreas que mais frequentemente motivam evacuações médicas. Este projeto inclui não apenas a infraestrutura física, mas também componentes tecnológicas e especializações médicas necessárias para garantir a sua operação plena.
Correia e Silva sublinhou ainda que a parceria com Portugal na área da saúde é fundamental não apenas para dar resposta às necessidades imediatas da população cabo-verdiana, mas também para apoiar o país no caminho da autonomia e do desenvolvimento sustentável.

Durante a cimeira, foram assinados cerca de 30 protocolos de cooperação em diversas áreas. Na saúde, além do programa de transplantes renais, destacam-se um Memorando de Entendimento sobre Saúde Digital e outro sobre Cooperação Técnica e Científica entre a Unidade Local de Saúde de Coimbra e o Hospital Central da Praia.

O chefe do Governo cabo-verdiano concluiu que estas iniciativas reforçam uma parceria estratégica com Portugal que vai além da ajuda direta, promovendo a capacitação técnica e humana necessária para que Cabo Verde alcance maior autonomia no setor da saúde.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights