Hospital de Braga com investimento de 2 ME em nova unidade de angiografia

26 de Fevereiro 2025

O Hospital de Braga tem uma nova unidade de angiografia, um investimento de dois milhões de euros que vai permitir o avanço dos cuidados de saúde cardiovascular na região, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga refere que aquela unidade está localizada numa área de aproximadamente 200 metros quadrados no quarto piso, em proximidade quer com a Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, quer com a Enfermaria de Cardiologia.

Está equipada com duas renovadas salas de angiografia de última geração e uma sala de recobro, projetada para dar também resposta aos doentes de ambulatório.

Este investimento permitirá concentrar as áreas de arritmologia e hemodinâmica num ambiente “integrado e otimizado”, refere a ULS.

Para o diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Braga, Jorge Marques, o desenvolvimento daquela área é “crucial” para melhorar a resposta na intervenção cardiovascular percutânea, tanto na hemodinâmica como na arritmologia.

“Em paralelo com o início de atividade de cirurgia cardiotorácica, esperamos em breve poder iniciar procedimentos de implantação de válvulas cardíacas via cateter, bem como outras intervenções que caracterizam os centros de atendimento terciários”, referiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights