UA desenvolve projeto para diagnóstico mais preciso de infertilidade masculina

28 de Fevereiro 2025

A Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver um projeto para situações de infertilidade masculina que visa um diagnóstico e prognóstico mais precisos, revelou hoje a instituição.

Desenvolvido pelo Instituto de Biomedicina da UA e denominado FERTI$CAN, o projeto vai contar com um financiamento de 247 mil euros da FCT e visa criar um produto “que possa ser usado para melhor gerir um problema de saúde cada vez mais prevalente, a infertilidade masculina”.

“Permitirá um diagnóstico e prognóstico mais preciso de situações de infertilidade masculina, além de uma melhor a seleção de tratamentos e previsão de seu sucesso, reduzindo os custos com diagnóstico e tratamentos mais caros e ineficazes”, são os objetivos do projeto, explica um texto da UA.

Em declarações à Lusa, Joana Santiago, da equipa de investigação, explicou que atualmente “é feita a análise microscópica só de parâmetros principais, como motilidade e concentração, para saber se está a haver a produção normal e a maturação normal dos espermatozoides”.

“O que nós pretendemos é avaliar, apesar de aparentemente estar tudo normal, se depois a nível molecular, no interior do espermatozoide, existe alguma molécula que possa depois ter impacto ao nível da reprodução e da fertilização”, disse Joana Santiago.

Segundo a investigadora, será feita a mesma colheita de sémen, não invasiva, e a amostra será complementada com a análise molecular, que será um método complementar.

O objetivo do projeto é “estabelecer um painel de biomarcadores e desenvolver um protótipo de dispositivo diagnóstico baseado nos marcadores identificados para uso na gestão, diagnóstico e tratamento da infertilidade masculina, ultrapassando as limitações dos métodos de diagnóstico tradicionais”.

Liderado pela Investigadora do iBiMED Joana Santiago, o FERTI$CAN conta com Margarida Fardilha e Maria Teresa Herdeiro, Pedro Corda e Madalena Cabral na equipa de investigação, com a colaboração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E., do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E., Ferticentro, e Procriar.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights