Organon adere à iniciativa ‘local de trabalho amigo da enxaqueca’

26 de Março 2025

A Organon aderiu à iniciativa "Migraine Friendly Workplace" para apoiar pessoas com enxaqueca no local de trabalho, promovendo inclusão e sensibilização. A enxaqueca afeta 14-15% da população e é a principal causa de incapacidade em mulheres jovens.

A Organon, uma empresa global de cuidados de saúde centrada na saúde da mulher, acaba de aderir à iniciativa “Migraine Friendly Workplace”, liderada pela Aliança Europeia das Enxaquecas e Cefaleias (EMHA). Este compromisso visa aumentar a sensibilização, compreensão e apoio às pessoas com enxaqueca no local de trabalho, eliminando mal-entendidos e promovendo inclusão.

A enxaqueca é uma doença neurológica que afeta significativamente a vida das pessoas, sendo a principal causa de incapacidade em mulheres entre os 15 e os 49 anos e a segunda a nível mundial. Em Portugal, estima-se que até dois milhões de pessoas vivam com enxaquecas, enfrentando o medo constante de ataques recorrentes. A doença tem um impacto econômico significativo, custando milhares de milhões de euros por ano em redução da produtividade e dias de trabalho perdidos na Europa.

Para apoiar os colaboradores com enxaqueca, a Organon implementou várias medidas. Estas incluem acordos de trabalho flexíveis para acomodar os sintomas e necessidades de recuperação, acesso a espaços tranquilos nos escritórios para alívio dos sintomas, um grupo de recursos dedicado à criação de um ambiente acolhedor e inclusivo, fóruns de discussão, acesso a aplicativos de bem-estar e formação de gestores e equipes para aumentar o conhecimento sobre a doença e reduzir o estigma no local de trabalho.

A Organon tem como objetivo criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam apoiados, compreendidos e capacitados para gerenciar sua saúde de forma eficaz, prosseguindo suas carreiras sem entraves. A participação na iniciativa “Migraine Friendly Workplace” reforça o compromisso da empresa em promover um local de trabalho mais inclusivo e apoiar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

NR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rosário Trindade apela a colaboração estruturada no Health Re:Design Summit

Rosário Trindade, Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso ao Mercado da AstraZeneca, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a necessidade de uma colaboração mais estruturada e responsável entre setor público e privado para garantir o acesso equitativo à saúde em Portugal.

Fragmentação institucional ameaça eficiência do SNS, alerta Pedro Pita Barros

Na sua intervenção no Health Re:Design Summit, realizado hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da NOVA SBE, alertou para os riscos da fragmentação institucional no sistema de saúde português e defendeu a necessidade de clarificar responsabilidades para garantir melhores resultados em saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights