SIM oferece 40 bolsas para formação em Gestão de Serviços de Saúde

28 de Março 2025

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anuncia a atribuição de 40 bolsas formativas para o ano letivo 2025/2026, destinadas a sócios com grau de especialista ou consultor, no âmbito dos cursos de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou a abertura de candidaturas para o seu programa de bolsas formativas em Gestão de Serviços de Saúde para o ano letivo 2025/2026. Esta iniciativa, que teve início em 2021, visa proporcionar aos médicos associados a oportunidade de frequentar cursos homologados pela Ordem dos Médicos, fortalecendo as suas competências em gestão e liderança de unidades de saúde.

Para o próximo ano letivo, o SIM disponibilizará 40 bolsas, um aumento significativo em relação às 17 bolsas atribuídas em anos anteriores. Cada bolsa tem o valor de 1.000 euros e destina-se a sócios com o grau de especialista ou consultor e mais de três anos de inscrição no sindicato.

O processo de seleção será realizado através de um sorteio público, agendado para o dia 30 de abril de 2025, às 18h00, na sede do SIM. O evento contará com transmissão online via Zoom, permitindo maior transparência e participação dos interessados3.

Os médicos interessados em candidatar-se devem enviar um e-mail para simcentro@simedicos.pt até às 18h00 do dia 24 de abril de 2025. Na candidatura, devem incluir nome, número de sócio, grau/categoria na carreira e indicar, por ordem de preferência, até três instituições ou cursos homologados pela Ordem dos Médicos.

O SIM oferece ainda a possibilidade de pagamento integral do curso à entidade formativa no momento da inscrição. Neste caso, o sócio estabelecerá um contrato mútuo com o sindicato, comprometendo-se a reembolsar o valor em até 12 prestações anuais. O valor da bolsa será deduzido do montante total a reembolsar.

Esta iniciativa do SIM visa não apenas proporcionar formação especializada aos seus associados, mas também sensibilizar todos os médicos para a importância da formação contínua. Além disso, o sindicato pretende chamar a atenção das entidades empregadoras e do Governo para a sua responsabilidade na formação dos profissionais de saúde.

Os cursos, que geralmente têm início entre setembro e outubro e duração de um ano letivo, são um dos requisitos para a admissão à Competência em Gestão de Serviços de Saúde, juntamente com a avaliação curricular.

Com esta iniciativa, o SIM reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento profissional dos médicos e com o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, promovendo a formação em áreas cruciais para a gestão eficiente dos serviços de saúde em Portugal

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Ventura transferido para cateterismo no hospital de Setúbal

O presidente do Chega, André Ventura, realizou hoje exames e análises que afastam suspeitas de algum problema cardíaco, mas, “por precaução”, foi transferido para o hospital de Setúbal para efetuar um cateterismo, disse fonte hospitalar.

Marcelo espera que Ventura “melhore e tenha juízo”

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje que o presidente do Chega, André Ventura, “melhore e tenha juízo”, referindo que o contactou no dia em foi hospitalizado e lhe recomendou que tivesse precauções.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights