Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

2 de Abril 2025

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

No Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a Klépierre, líder europeia em centros comerciais, reforçou o seu compromisso com a inclusão social ao lançar a iniciativa “Hora Serena”. Este programa foi concebido para adaptar temporariamente os ambientes dos seus espaços comerciais às necessidades de pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Durante a “Hora Serena”, que ocorre diariamente entre as 15h e as 16h nos centros Parque Nascente (Gondomar), Espaço Guimarães e Aqua Portimão, são implementadas medidas como a redução da intensidade luminosa, o desligar da música ambiente e a suspensão de anúncios sonoros. Além disso, o volume das caixas registadoras é limitado e atividades potencialmente invasivas são minimizadas. Estas adaptações visam proporcionar um ambiente mais tranquilo e acolhedor, reduzindo o desconforto sensorial que estas pessoas podem sentir em locais movimentados.

A iniciativa surge num contexto em que as perturbações sensoriais associadas ao autismo ainda são pouco compreendidas pela sociedade. De acordo com dados da Federação Portuguesa de Autismo, não existem estudos epidemiológicos recentes sobre o número de pessoas com autismo em Portugal. O último levantamento, realizado em 2005, indicava uma prevalência de uma criança com autismo por cada mil em idade escolar.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights