FNAM aconselha médicos a entregar minutas para garantir progressão na carreira

3 de Abril 2025

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) recomendou hoje a entrega de minutas a solicitar a comunicação de pontos relativos às avaliações para progressão na carreira destes profissionais, acusando algumas instituições de violarem a lei.

Em comunicado, a FNAM diz que o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e outras Unidades Locais de Saúde (ULS) de Norte a Sul do país não estão a cumprir a “avaliação horizontal”, impedindo a progressão “nas posições remuneratórias em cada categoria”.

A federação escreve que a avaliação dos médicos não é feita dentro dos prazos legais “há uma década” e que está a ser recusada a atribuição automática de um ponto por cada ano não avaliado e a aplicação do Acelerador de Carreiras.

Além de lesar os médicos em milhares de euros – escreve a FNAM -, “com esta violação da Lei e dos Acordos Coletivos de Trabalho, a desmotivação empurra-os para fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Refere que os médicos estão a ser prejudicados “em milhares de euros por cada ano não avaliado”, por lhes ter sido vedada a possibilidade de progredir horizontalmente pelas posições remuneratórias em cada categoria.

A FNAM considera que a situação “é particularmente gritante” para os médicos que iniciaram a sua atividade no SNS há pelo menos duas décadas, alguns em final de carreira, “a quem deveria estar a ser aplicado o acelerador de carreiras desde o dia 1 de janeiro de 2024”.

Indica também que, salvo raras exceções, como os médicos da área hospitalar da ULS São João e Tâmega Sousa e de Medicina Geral e Familiar da ULS Gaia/Espinho, “os médicos do IPO do Porto e de outras instituições têm sido deixados para trás pelos Conselhos de Administração (CA) e pelos diretores de Recursos Humanos, que escolhem violar a Lei”.

Face a esta situação, a FNAM recomenda aos médicos que entreguem minutas aos CA a pedir a comunicação dos pontos correspondentes às avaliações desde o último período, ano ou biénio, e a aplicação do acelerador de careiras.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights