Manuel Veríssimo recandidata-se à presidência da Ordem dos Médicos do Centro

7 de Abril 2025

O atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Manuel Teixeira Veríssimo, é candidato ao mesmo cargo, cuja votação para o próximo mandato vai decorrer entre 29 de maio e 03 de junho.

“Esta é uma candidatura que visa continuar a defender uma intervenção construtiva por parte da Ordem dos Médicos, na defesa dos médicos, dos doentes e da qualidade da saúde em Portugal”, assinalou Manuel Teixeira Veríssimo, citado num comunicado da SRCOM, enviado hoje à agência Lusa.

As eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos (OM), que deveriam ocorrer em janeiro de 2026, foram antecipadas no âmbito do novo Estatuto da OM, uma vez que o processo eleitoral deve acontecer no prazo de um ano desde a publicação desta alteração estatutária.

Para a presidência dos conselhos sub-regionais, as respetivas listas são lideradas por Beatriz Gusmão Pinheiro (Aveiro), Miguel Castelo-Branco (Castelo Branco), Maria dos Prazeres Francisco (Coimbra), João Pedro Silva (Guarda), Nuno Rama (Leiria) e Liane Carreira (Viseu).

Nestas eleições, para além dos órgãos dos conselhos regionais e sub-regionais, vão também a sufrágio a Assembleia de Representantes, Conselho Disciplinar Nacional, Conselho de Supervisão, mesas das assembleias regionais, conselhos disciplinares regionais, conselhos fiscais regionais e conselhos médicos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

As eleições para os colégios de especialidade devem ser marcadas 210 dias após a tomada de posse dos órgãos.

Candidato à presidência da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, para o mandato 2025/2029, Manuel Teixeira Veríssimo é especialista em Medicina Interna e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz entre 2018 e 2022, foi diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra (2001 –2003), presidente do Centro de Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais (2007-2012), da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (2017-2020) e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (2014-2016).

Natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo estudou em Coimbra, onde se licenciou em Medicina, em 1980.

É mestre em Medicina do Desporto (1994) e doutorado em Medicina (1999), pela Universidade de Coimbra.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights