SCML Reúne Especialistas para Repensar o Futuro da Medicina

26 de Maio 2025

O I Congresso da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, realizado ontem em Torres Vedras, reuniu especialistas para debater o impacto da inovação tecnológica na medicina, destacando a importância da ética e do humanismo nos cuidados de saúde.

A Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (SCML) organizou, ontem, no Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, o seu I Congresso, sob o tema “Repensar a Medicina – Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”. O evento teve como propósito central promover uma reflexão profunda sobre os desafios e oportunidades que a inovação tecnológica traz à medicina contemporânea, sem descurar os princípios fundamentais da ética, empatia e humanismo.

O congresso reuniu especialistas de renome das áreas da medicina, saúde pública, engenharia e bioética, criando um espaço de diálogo interdisciplinar. As comunicações apresentadas evidenciaram a transformação acelerada que atravessa o setor da saúde, assim como a necessidade de preparar os profissionais para a nova era digital. A discussão centrou-se no potencial da tecnologia para melhorar os cuidados de saúde, desde que orientada para resolver problemas concretos e aplicada com responsabilidade ética e sensibilidade humana.

Durante o dia, foi amplamente debatido o equilíbrio entre os benefícios e os riscos da transformação digital, com destaque para a importância de colocar o doente no centro dos cuidados. A recuperação dos fundamentos humanistas da prática médica foi reiterada como essencial, reforçando a ideia de que a tecnologia deve ser um instrumento ao serviço da medicina, e não um substituto.

A SCML, uma das instituições científicas médicas mais antigas da Europa, fundada em 1822, destacou a colaboração de todos os palestrantes, participantes e parceiros como fundamental para o sucesso deste momento de reflexão e partilha. O congresso reforçou o compromisso da instituição em promover uma medicina inovadora, mas sempre ancorada na ética e no humanismo, princípios que continuam a orientar a sua atividade e o seu histórico Jornal, recentemente relançado em formato digital de acesso aberto.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Eleições históricas no SMN: voto eletrónico duplica participação dos médicos

O Sindicato dos Médicos do Norte elegeu hoje os seus novos Corpos Gerentes para o triénio 2025-2028, numa votação histórica marcada pela estreia do voto eletrónico e uma participação recorde, refletindo o crescimento do sindicato. A Lista A – “Pela Defesa de Todos os Médicos”, liderada por Joana Bordalo e Sá, foi reeleita com 91,37% dos voto

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights