Cabo Verde reforça testes à doença com mais dois laboratórios

17 de Junho 2020

O Governo cabo-verdiano está a preparar a instalação de um segundo laboratório de testes à Covid-19 na cidade da Praia e outro na ilha do Sal, indica um relatório sobre as medidas adotadas durante o estado de emergência.

De acordo com o documento, entregue ao parlamento, o Estado de Cabo Verde investiu mais de 5,7 milhões de escudos (52 mil euros) desde março, em pleno período de estado de emergência (que vigorou, por ilhas, de 29 de março a 29 de maio) na instalação do novo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), no Hospital Dr Agostinho Neto, na Praia, para realizar os testes moleculares, por PCR (Polymerase Chain Reaction), à Covid-19.

Este primeiro laboratório entrou em funcionamento em 15 de março, sendo que até essa data todas as amostras eram enviadas para análise em Portugal, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, procedimento que custou, em termos logísticos, com o transporte das amostras biológicas, 45.289 escudos (410 euros).

Entretanto, desde 05 de junho que funciona na ilha de São Vicente um segundo laboratório do INSP, para servir o norte do arquipélago, processo que envolveu a aquisição de dois equipamentos de PCR por quase 9,5 milhões de escudos (86 mil euros).

“Com perspetivas de abertura de mais um laboratório na cidade da Praia e na ilha do Sal”, lê-se no documento.

Atualmente, os dois laboratórios do INSP já em funcionamento processam mais de 100 amostras por dia e está prevista a “aquisição de 1.000 testes e de uma câmara de segurança para o reforço do laboratório de virologia”, com instalação prevista para o final de junho.

O diretor nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, anunciou esta semana que o país já realizou mais de 21 mil testes, entre diagnostico de Covid-19 (PCR) e de anticorpos (para detetar contactos e imunidade criada à doença. Acrescentou na mesma altura que alguns privados já estão a fazer testes rápidos e avançou que brevemente a Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV) vai passar a realizar testes PCR, para apoiar a resposta das autoridades de saúde.

Cabo Verde regista um acumulado de 781 casos de Covid-19 desde 19 de março. Destes, sete acabaram por morrer, mas 354 foram considerados recuperados.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 438 mil mortos e infetou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights