Parceria entre a Philips e MD Anderson promove tratamentos oncológicos personalizados

24 de Junho 2020

A Royal Philips e o Centro de Oncologia da MD Anderson da Universidade do Texas acabam de anunciar o lançamento de uma uma parceria que visa fornecer ferramentas a patologistas e oncologistas que facilitem a tomada de decisão de tratamentos oncológicos adequados a cada um dos pacientes. Através do sistema Precision Oncology Decision Support (PODS) da MD Anderson, os especialistas vão poder aceder a informações clínicas que permitam a personalização da terapia com base no perfil genómico.

A MD Anderson desenvolveu o sistema PODS como uma ferramenta baseada em provas científicas para facilitar a tomada de decisões terapêuticas. O sistema fornece informações clínicas, incluindo terapias aprovadas e ensaios clínicos, com base em alterações genéticas do tumor. O centro de oncologia garante que a partir de agora os médicos vão passar a ter “uma visão unificada das terapias e dos ensaios clínicos no contexto específico do tumor do paciente, ajudando-os a tomar uma decisão fundamentada para o tratamento”.

A presidente da Investigational Cancer Therapeutics da MD Anderson, Funda Meric-Bernstam, garante que o sistema PODS vai contribuir para a melhoria dos tratamentos, uma vez que os médicos vão poder verificar “as variações genéticas do tumor de cada paciente”.

Funda Meric-Bernstam acrescenta ainda que no caso dos resultados da colaboração com a Philips serem significativos “médicos em todo o mundo” vão poder melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos.

O crescente número de opções terapêuticas e os rápidos avanços nos testes genómicos são alguns dos principais desafios que patologistas e oncologistas enfrentam diariamente. Estas descobertas moleculares exigem um conhecimento mais especializado para poderem ser interpretados. “O número crescente de evidências para terapias imuno-oncológicas aprovadas recentemente exige soluções para simplificar a sua complexidade”.

A Philips e a MD Anderson defendem, por isso, que o novo sistema vai ajudar especialistas oncológicos “a cuidarem dos seus pacientes e disponibilizarem opções terapêuticas e ensaios clínicos relevantes com base em marcadores tumorais”. O Diretor Geral de Oncologia Informática da Philips, Louis Culot, garante que “impulsionadas pelas mais recentes inovações terapêuticas, uma compreensão mais profunda da biologia do cancro e um número crescente de ensaios clínicos, as práticas oncológicas podem oferecer mais opções do que nunca a muitos pacientes”

O sistema PODS vai disponibilizar informações recentes e atuais sobre as terapias que melhor se encaixam, com base no perfil genómico, no tratamento de doentes oncológicos. “As soluções de informática oncológica e genómica da Philips capacitam os cuidados oncológicos e as decisões baseadas em evidências. As soluções unificam e agilizam o atendimento oncológico ao longo do percurso do paciente, permitindo a colaboração da equipa clínica para impulsionar as melhores práticas, a qualidade clínica e o apoio à decisão, desde a deteção precoce, orientação do tratamento e cuidados de acompanhamento.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights