Associação alerta para importância de os doentes com problemas cardíacos manterem hábitos saudáveis nas férias

2 de Julho 2020

A prática de exercício físico, o cuidado de uma alimentação saudável, evitar situações de stress e o consumo de álcool e tabaco são alguns dos alertas da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) na prevenção da doença coronária. Através da campanha “A saúde do coração não tira férias”, a associação quer sensibilizar os portugueses para a necessidade de manter um estilo de vida saudável “também no período de férias”.

De acordo com o presidente da APIC, João Brum Silveira, a adoção de um estilo de vida saudável que garanta uma alimentação adequada, a prática de exercício físico e onde sejam evitadas situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco, “é essencial para a prevenção da doença coronária”.

“As doenças coronárias são crónicas e obrigam à toma continuada de medicação. No caso de ser um doente cardíaco, lembre-se de levar os medicamentos para o seu destino de férias e não se esqueça de os tomar. É muito importante. A Saúde do Coração não tira férias”, afirma João Brum Silveira

Os especialistas da área explicam que a doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights