Associação alerta para importância de os doentes com problemas cardíacos manterem hábitos saudáveis nas férias

2 de Julho 2020

A prática de exercício físico, o cuidado de uma alimentação saudável, evitar situações de stress e o consumo de álcool e tabaco são alguns dos alertas da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) na prevenção da doença coronária. Através da campanha “A saúde do coração não tira férias”, a associação quer sensibilizar os portugueses para a necessidade de manter um estilo de vida saudável “também no período de férias”.

De acordo com o presidente da APIC, João Brum Silveira, a adoção de um estilo de vida saudável que garanta uma alimentação adequada, a prática de exercício físico e onde sejam evitadas situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco, “é essencial para a prevenção da doença coronária”.

“As doenças coronárias são crónicas e obrigam à toma continuada de medicação. No caso de ser um doente cardíaco, lembre-se de levar os medicamentos para o seu destino de férias e não se esqueça de os tomar. É muito importante. A Saúde do Coração não tira férias”, afirma João Brum Silveira

Os especialistas da área explicam que a doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights