Açores registam nove casos nas últimas 24 horas

22 de Setembro 2021

A Autoridade Regional de Saúde identificou nos Açores, nas últimas 24 horas, nove casos de Covid-19, sendo oito em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 1.965 análises, estando internados cinco pacientes.

De acordo com o boletim diário daquela entidade, na ilha de São Miguel todos os casos foram registados em contexto de transmissão comunitária, enquanto na ilha Terceira o caso existente resulta de uma análise positiva de um viajante, residente, com histórico de viagem ao exterior, tendo resultado uma nova cadeia de transmissão local primária.

Há cinco doentes internados, menos dois do que na terça-feira, estando três no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (um dos quais na Unidade de Cuidados Intensivos), um no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, e um no Hospital da Horta.

A Autoridade Regional de Saúde aponta que, com o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária no concelho de Angra do Heroísmo, estão ativas no arquipélago nove cadeias: seis na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico.

Foram extintas 243 cadeias de transmissão desde o inicio da pandemia e encontram-se em vigilância ativa 195 pessoas, tendo recuperado da doença três pessoas, todas na freguesia de São Miguel, do concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Neste momento, são 110 os casos ativos nos Açores, sendo 71 em São Miguel, 17 na Terceira, 15 no Faial e sete no Pico.

O boletim diário revela que desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.904 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.578 pessoas.

Faleceram 42 pessoas, saíram do arquipélago 94 e 80 apresentaram prova de cura anterior.

Até 20 de setembro, foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8%) e 186.398 com vacinação completa (78,8 %), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This