Presidente checo transferido para os cuidados intensivos

10 de Outubro 2021

O Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi transferido para os cuidados intensivos depois de este domingo de manhã ter sido hospitalizado, indicou o seu médico.

“Neste momento, o paciente está internado numa unidade de cuidados intensivos (UCI) no Hospital Universitário Militar de Praga”, referiu o médico Miroslav Zavoral, em declarações aos jornalistas, precisando não poder ainda dar informações sobre o diagnóstico.

Milos Zeman, que se encontra doente há já algum tempo, começou hoje por receber o atual primeiro-ministro populista Andrej Babis, na sequência das eleições legislativas deste sábado, mas, logo após a reunião foi anunciado que teria de ser internado com urgência, o que deixa num limbo o processo de nomeação do novo governo.

O anúncio dos resultados das eleições indica que o partido de Babis (ANO) obteve 27,14% dos votos enquanto a coligação opositora de centro-direita SPOLU (‘Juntos’), liderada por Petr Fiala, obteve 27,78% os votos.

Perante estes resultados há alguma indefinição sobre quem será convidado pelo Presidente para liderar o próximo governo.

Na noite de sábado, o líder dos ‘Juntos’ posicionou-se para formar o próximo governo, declarando ter um mandato “forte”, e que Milos Zeman teria de ter esse dado em conta.

Porém, antes da votação, o Presidente – a quem, constitucionalmente, cabe designar o novo primeiro-ministro – insinuou que escolheria Babis, que partiu como favorito para estas eleições.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fernando Araújo entregou terça-feira relatório solicitado por ministra

A DE-SNS demissionária entregou na terça-feira, dia 21 de maio, o relatório exigido por Ana Paula Martins. A tarefa foi realizada em metade do tempo para que a tutela possa executar as medidas que considere necessárias com a celeridade exigida. São mais de 600 páginas, numa “tentativa séria de elencar de forma transparente as mais de 200 iniciativas” em que trabalhou, “os problemas e as soluções estudadas”, disse hoje Fernando Araújo.

Dadores de órgãos aumentaram 17,9% em 2023

Portugal registou um total de 375 dadores de órgãos em 2023, um crescimento de 17,9% em comparação com o ano anterior, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Ajutec vai garantir três dias de formação

A AJUTEC, reconhecida como uma das principais feiras de saúde, produtos de apoio e acessibilidade, está de volta à Exponor com o objetivo de “construir uma sociedade mais inclusiva e tecnologicamente avançada.” Até ao momento com 50 expositores confirmados, a feira procura impulsionar e promover empresas com soluções inovadoras nas seguintes áreas: Healthcare, Fisioterapia, Geriatria e Produtos de Apoio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights