Companhia aérea norte-americana cancela 1.800 voos alegando razões de mau tempo

11 de Outubro 2021

A Southwest Airlines, uma das maiores transportadoras aéreas de baixo custo dos Estados Unidos, cancelou cerca de 1.800 voos entre sábado e este domingo no país, alegadamente devido ao mau tempo e a problemas de controlo de tráfego.

O volume de cancelamentos da Southwest Airlines (SWA), relatado pelo ‘website’ da FlightAware, contrasta com os números baixos de cancelamentos por outras companhias aéreas domésticas e acontece num momento de particular tensão entre a administração da empresa e o sindicato que representa os seus pilotos sobre a recente ordem de vacinação contra a Covid-19.

“Problemas de controlo do tráfego aéreo e as condições meteorológicas perturbadoras levaram a um elevado volume de cancelamentos durante o fim-de-semana”, mas estamos a “trabalhar para recuperar as nossas operações”, anunciou a companhia aérea através da rede social Twitter este sábado, dia em que cancelou cerca de 800 voos.

No domingo, porém, a companhia cancelou mais mil voos, perturbando as viagens de muitos clientes antes do feriado do Dia de Colombo – esta segunda-feira – e forçaram o regulador do espaço aéreo norte-americano a tomar medidas.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos procurou demarcar-se dos problemas da empresa através de uma mensagem no Twitter: “Algumas companhias aéreas continuam a ter problemas de programação porque os seus aviões e trabalhadores estão noutro sítio”.

“Não há notícia de escassez de trabalhadores de tráfego aéreo na FAA desde sexta-feira. Houve atrasos e cancelamentos de voos com algumas horas de atraso na sexta-feira, devido ao mau tempo generalizado, e a um treino militar e restrições de pessoal” em Jacksonville, Florida, acrescentou o regulador norte-americano.

Já o sindicato de pilotos da companhia (SWAPA, na sigla em inglês) afirmou ter ouvido falar de “dificuldades operacionais” do sudoeste devido a “várias questões” e negou que os seus membros tivessem participado em “ações oficiais ou não oficiais”.

“Os nossos pilotos continuarão a superar o planeamento deficiente dos gestores da SWA e quaisquer desafios externos impostos às operações”, declarou o sindicato, que representa dez mil pilotos, num comunicado divulgado este sábado.

A Southwest Airlines deu indicações esta semana aos seus empregados para se vacinarem o mais rapidamente possível, na sequência da diretiva federal do governo dos Estados Unidos, que o sindicato dos pilotos recusou assinar, alegando ter tomado “medidas unilaterais”, incluindo a exigência de vacinação.

A companhia aérea, uma das maiores do país, já foi protagonista de um elevado volume de cancelamentos em junho e julho, e anunciou que irá programar menos voos para a temporada de outono.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights