Covid-19 provocou “aumento significativo” de casos de doença mental

16 de Outubro 2021

O psiquiatra do Hospital de Braga João Bessa afirmou na sexta-feira que a pandemia de Covid-19 provocou “um aumento significativo” de casos de perturbação de humor e de ansiedade, tanto na comunidade em geral como entre os profissionais de saúde.

Em declarações aos jornalistas no Hospital de Braga, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, João Bessa deu conta de um estudo internacional que aponta para um acréscimo “de 20 a 25%” na prevalência daquelas patologias.

“O contexto pandémico veio mostrar a importância da saúde mental”, sublinhou.

Para João Bessa, a Covid-19 obrigou os profissionais de saúde a lidarem “com situações completamente fora do habitual, com pressão acrescida”.

“Ficaram mais expostos ao risco”, referiu.

Segundo aquele psiquiatra, a saúde mental é “um dos grandes problemas num contexto de pandemia.

“É um stress emocional para a população em geral e para os profissionais de saúde, a braços com uma doença com uma incidência muito elevada, com um número de doentes muito alto e anormal”, disse ainda.

João Bessa vincou que a área da saúde mental em Portugal “tem ainda algumas dificuldades” em termos de recursos disponíveis e “precisa de investimento para o futuro”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights