Prisioneiro palestiniano em greve de fome em condição “extremamente perigosa”

22 de Outubro 2021

Um palestiniano detido sem acusação pelas autoridades israelitas está numa condição “extremamente perigosa” após mais de três meses em greve de fome e num protesto contra a sua prisão, anunciou na quinta-feira um grupo que representa os detidos.

Miqdad al-Qawasmi, 24 anos, é o que apresenta problemas mais graves de saúde entre os seis palestinianos detidos e que exigem a sua libertação da designada detenção administrativa, disse Anani Sarahneh, uma porta-voz do Clube de Prisioneiros Palestinianos.

A medida permite a Israel manter palestinianos detidos durante meses sem qualquer acusação.

Diversos grupos de direitos humanos afirmam que a detenção administrativa nega aos palestinianos o acesso ao seu processo, enquanto Israel argumenta que a medida é necessária para prender militantes suspeitos e evitar revelar dados dos serviços de inteligência que poderiam comprometer as fontes.

Um responsável médico israelita disse que Al-Qawasmi permanece no hospital Kaplan em Israel há um mês e foi transferido na terça-feira para os cuidados intensivos, onde continua a recusar alimentos, mas a ingerir água.

O médico descreveu a sua condição de “difícil, mas estável” e disse que o hospital não pode fornecer mais informações devido às leis em vigor.

O mesmo responsável não foi autorizado a efetuar um diagnóstico médico e falou sob anonimato, informou a agência noticiosa Associated Press (AP).

De acordo com o Clube de Prisioneiros Palestinianos, pelo menos outros quatro dos seis palestinianos em greve de fome estão a receber tratamento médico nos hospitais israelitas.

O grupo refere que as autoridades israelitas não forneceram indicações sobre a possibilidade de acederam aos pedidos dos prisioneiros.

A greve de fome é uma forma comum de protesto entre os prisioneiros palestinianos e nos últimos anos já motivou diversas concessões por parte das autoridades israelitas.

Em julho, um palestiniano foi libertado da custódia israelita e transferido para um hospital na Cisjordânia ocupada após mais de dois meses em greve de fome.

Na semana passada, 250 prisioneiros do grupo militante Jihad Islâmica iniciaram uma greve de fome em protesto contra a sua redistribuição por alas prisionais ocupadas por prisioneiros de outras fações.

Israel mantém detidos cerca de 4.650 palestinianos, desde militantes condenados por ataques mortíferos contra israelitas até adolescentes que lançaram pedras contra as tropas israelitas.

A tensão nas prisões israelitas mantém-se elevada desde a fuga em setembro de uma prisão de alta segurança de seis detidos palestinianos, através de um túnel.

Os seis homens acabaram por ser recapturados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This