OMS pede ao G20 mudanças para colocar a saúde no centro da economia

26 de Outubro 2021

A economia deveria sofrer uma "mudança radical" para colocar a saúde no centro da política após a pandemia da Covid-19, afirmaram esta terça-feira especialistas da OMS, numa mensagem à cimeira do G20, que se realiza esta semana em Roma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia mostrou as graves desigualdades de acesso à saúde.

Especialistas disseram que atualmente a taxa de vacinas anti-Covid-19 administradas nos países ricos (133 por 100 habitantes) é mais de 30 vezes superior à das nações mais pobres (quatro por 100).

“Mas o mundo continua com os mesmos paradigmas económicos, sem mudar as estruturas financeiras”, afirmaram os especialistas, que se reuniram hoje no Conselho de Economia e Saúde para Todos, órgão criado em 2020 pela OMS para enfrentar esse tipo de desigualdade em questões de saúde.

A cimeira de Roma (29 a 31 de outubro) “é uma janela de oportunidade para mudar radicalmente de curso”. Nomeadamente o financiamento para o setor de saúde deverá ser aumentado e a gestão desses fundos deve ser realizada “de forma mais direta e eficiente”, sublinhou o Conselho.

“A pandemia mostrou que o financiamento dos sistemas de saúde deve ser radicalmente modificado para proteger e promover a saúde de todos”, resumiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, num comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights