ECDC alerta para possível época gripal particularmente severa para os idosos

26 de Outubro 2021

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou esta terça-feira para a possibilidade da próxima época gripal ser particularmente severa para os mais idosos, na sequência da deteção precoce de alguns casos, e apelou para a vacinação.

Em comunicado, o ECDC explica que apesar de o número de casos identificados se manter, para já, baixo na maioria dos países da União Europeia, a circulação do vírus da gripe já está acima do limite sazonal na Croácia, “o que é extremamente precoce”.

Além da identificação precoce de casos, a principal variante detetada ente os casos registados no último mês é influenza A, que, segundo o ECDC, afeta desproporcionalmente os idosos e está associado a uma menor eficácia da vacina.

Sem conseguir prever com exatidão como será a próxima época gripal, o especialista Pasi Penttinen, do ECDC, sublinha a necessidade de tomar as precauções necessárias de forma a proteger os mais vulneráveis.

“Um aumento acentuado nas infeções de gripe durante a pandemia de Covid-19 pode ter consequências graves para os idosos e aqueles com sistema imunológico fraco e pode representar uma carga adicional para os sistemas de saúde já afetados pela pandemia”, alertou, citado em comunicado.

De acordo com o ECDC, no ano passado registou-se uma quebra significativa, superior a 99%, no número de casos de infeção pelo vírus da gripe na União Europeia, potencialmente como resultado das regras e cuidados impostos pela pandemia da Covid-19.

“Na sequência da nossa experiência com a pandemia da Covid-19, temos agora mais evidências de que intervenções não farmacêuticas como o distanciamento social e medidas de higiene podem limitar com eficácia a disseminação do vírus”, aponta o mesmo especialista.

O ECDC apela para a manutenção de muitos desses cuidados, destacando a importância da vacinação contra o SARS-CoV-2 e contra a gripe que, segundo Pasi Penttinen “também oferecem uma boa proteção contra a doença grave”.

“Aqueles que trabalhem em lares ou em ambiente de saúde deveriam assegurar que estão vacinados antes dos meses de inverno”, reitera.

Em Portugal, o processo de vacinação contra a gripe arrancou no final do mês de setembro para residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e grávidas.

Entretanto, foi alargado a maiores de 65 anos que estão também, desde 11 de outubro, a ser chamados para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19, à semelhança dos utentes de lares e de unidades cuidados continuados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

Affidea investe mais de 6 Milhões de euros em clínica de 2000 m2 no Alegro Montijo

A Affidea Portugal acaba de abrir uma nova clínica no Montijo, no Centro Comercial Alegro, disponibilizando um vasto leque de cuidados de saúde, como atendimento médico sem marcação realizada por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, consultas de mais de 20 especialidades, enfermagem, exames de imagiologia e análises clínicas. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights