“Em vésperas de efeméride, e diante do atual quadro, há uma enorme preocupação sobre a necessidade de reter e controlar a transmissão da covid-19, bem como a preservação da vida das pessoas que habitualmente se deslocam aos cemitérios para realização das diferentes atividades, em homenagem aos seus entes queridos já falecidos”, justifica o GPL num comunicado de imprensa.
Tendo em conta a grande movimentação e circulação de pessoas nestes locais nesta data, o GPL “determina que estão suspensas todas e quaisquer atividades em torno da efeméride, tais como romarias aos cemitérios, atividades religiosas ou similares”, para minimizar o risco de propagação da doença.
O GPL aconselha as famílias a ficarem em casa e cumprirem as normas de biossegurança, considerando que “desta forma estarão a honrar a memória dos que já partiram”, preservando “o bem supremo que é a vida”.
LUSA/HN
O Governo Provincial de Luanda (GPL) suspendeu todas as celebracoes que gerem concentracoes alargadas de pessoas relacionadas com o Dia dos Finados, que tem lugar a 02 de Novembro, terca-feira, feriado em Angola, de forma a prevenir a transmissao da Covid-19. A reaccao das nossas autoridades perante um facto tao grave como este crime ambiental que vem a ser cometido por uma empresa chinesa, que ha algum tempo se instalou no deserto do Namibe para fazer exploracao de titanio junto a costa, e de deixar indignado todo e qualquer cidadao. E uma reaccao tao modesta, que revela bem a insensibilidade das autoridades que deviam proteger, zelar e cuidar da preservacao do meio-ambiente. Perante a denuncia popular feita e a pressao nas redes sociais, tanto nos comunicados do Ministerio dos Recursos Minerais como do Governo do Namibe, a ideia foi passar a impressao de que houve reaccao. Do ministerio do Ambiente nada se “transpira” e persiste um silencio monumental.