Coreia e Nações Unidas apoiam saúde materna após ciclones em Moçambique

4 de Novembro 2021

A cooperação sul-coreana e as Nações Unidas vão formar prestadores de saúde do centro de Moçambique para lidar nas respetivas comunidades com emergências obstétricas, planeamento familiar e outros cuidados com grávidas e mães, muitas das quais adolescentes.

A Agência de Cooperação Internacional da Coreia (Koica) e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) vão investir 7,4 milhões de euros no projeto até 2025, disse hoje fonte da iniciativa à Lusa.

O objetivo é beneficiar 500 mil mulheres e adolescentes em distritos fortemente afetados pelo ciclone Idai em 2019: Beira, Dondo, Nhamatanda e Buzi.

Nestas zonas, várias infraestruturas de saúde foram destruídas e a vulnerabilidade a catástrofes naturais mantém os riscos presentes, ano após ano.

O projeto pretende reforçar a resiliência comunitária e a capacidade local para gerir questões de saúde e reduzir o impacto de desastres naturais.

A falta de serviços agrava os riscos no país, um dos mais pobres do mundo e com uma alta taxa de fecundidade.

Em média, cada mulher moçambicana tem cinco filhos, sendo que a população total ronda os 30 milhões de habitantes, cerca de metade mulheres.

A contribuição da Koica é de seis milhões de euros com um cofinanciamento do FNUAP Moçambique de 1,4 milhões de euros.

O Fnuap vai implementar as atividades em parceria com o Ministério da Saúde, autoridades locais e organizações não-governamentais (ONG)

Na prática, vão ser formados funcionários de unidades sanitárias que lidam com saúde materno-infantil e, ao nível comunitário, ativistas e agentes de saúde que providenciam contracetivos.

“O pessoal é formado para se fortalecerem as capacidades e melhorar a qualidade na prestação de serviços de saúde materna e saúde sexual e reprodutiva, incluindo cuidados obstétricos de emergência”, sublinhou fonte do projeto.

Ao mesmo tempo, vão ser fornecidos conjuntos de material semelhantes aos que se usam em maternidades para as instalações de saúde e equipamento médico para locais onde a reabilitação é necessária.

Vão também ser formados provedores de serviços de planeamento familiar a nível comunitário para estar em contacto com as mulheres.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights