A iniciativa surge numa altura em que se celebra os 100 anos da descoberta da insulina, sendo que no dia 1 de junho as crianças com diabetes, entre os 6 e os 10 anos, foram desafiadas a desenharem o que para elas representa a doença e os seus desafios.
Gonçalo Fernandes (1º), Leonor Campos (2º) e Diogo Lima(3º) são as crianças vencedores desta primeira edição do concurso que pretendeu sensibilizar para a diabetes mellitus tipo 1 (DM1) em idade pediátrica
De acordo com Teresa Borges, Presidente da SPEDP, “o objetivo da sociedade passa por promover e fomentar a necessidade de prestação de cuidados de saúde e educação das crianças e adolescentes com doenças endócrinas e metabólicas de acordo com os mais elevados e recentes conhecimentos científicos.”
“O concurso ‘Diabetes com cor’ foi uma forma de envolvermos a comunidade pediátrica e de chegarmos ao nosso público de uma forma descontraída e divertida, mas ao mesmo tempo pedagógica”, acrescenta.
O concurso ‘Diabetes com cor’ quis assim assinalar de forma lúdica os 100 anos da descoberta da insulina, envolvendo pais, crianças e a comunidade científica num compromisso de alertar para esta patologia e mostrar que a vida com diabetes pode ser cheia de cor.
Segundo o International Diabetes Federation existem atualmente 537 milhões de adultos (20-79 anos) com diabetes e 1.2 milhões de crianças e jovens (0-19 anos) com diabetes tipo 1.
De acordo com os dados do Registo Nacional – DOCE, em Portugal a DM1, em 2015, atingia 3.327 crianças e jovens com idades entre 0-19 anos, o que corresponde a 0,16% da população dessa faixa etária.
0 Comments