Utentes de Azambuja dizem que tutela se comprometeu a melhorar condições do centro de saúde

25 de Novembro 2021

A tutela comprometeu-se na quarta-feira a fazer “todos os esforços” para melhorar as condições de atendimento no centro de saúde de Azambuja e para reforçar o número de médicos de família, disse à agência Lusa a comissão de utentes.

As garantias foram dadas ontem à tarde pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) ao movimento cívico “Pela Saúde em Azambuja”, que tinha solicitado uma reunião com o conselho diretivo daquela entidade para reivindicar mais médicos de família para o concelho e para exigir melhores condições de atendimento.

“Não esperava milagres desta reunião, mas penso que os objetivos que tínhamos foram, para já, alcançados”, disse à agência Lusa o porta-voz do movimento cívico “Pela Saúde em Azambuja”, Armando Martins.

Uma das principais queixas dos utentes do concelho de Azambuja, no distrito de Lisboa, é a falta de médicos de família que, segundo referiu Armando Martins, “é o problema mais difícil de resolver a curto prazo”.

“Foi-nos dito que não há médicos e que será difícil que queiram fixar-se em Azambuja. O senhor presidente da ARS [Luís Pisco] disse que seria aberto um concurso já em janeiro e outro em junho. Para o imediato falaram na possibilidade encontrar médicos através das agências”, apontou.

Já no curto prazo, a ARSLVT comprometeu-se a levar a cabo obras de manutenção no edifício do centro de Saúde de Azambuja, a dar formação aos funcionários, a melhorar o sistema de chamadas, a facilitar o pedido de receitas médicas e a alargar o horário de funcionamento.

Uma das queixas dos utentes de Azambuja é que são mal tratados pelos funcionários do centro.

“Mandam os utentes ligarem para marcação de consultas, mas depois não atendem os telefones, gritam com as pessoas, interrompem atendimentos para atender telefonemas pessoais e algumas casas de banho não funcionam”, exemplificou Armando Martins.

Além do conselho diretivo da ARSLVT, participaram também nesta reunião o coordenador do Centro de Saúde de Azambuja, Mário João Rodrigues Esteves, e o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.

Entretanto, ficou agendada uma nova reunião entre as mesmas entidades para 02 de fevereiro do próximo ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This