Casos associados à variante Ómicron em Portugal sobem para 37

7 de Dezembro 2021

O número de casos associados à variante Ómicron em Portugal subiu para 37, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que colocam a hipótese de circulação comunitária desta variante no país de uma forma residual.

Dados divulgados na sexta-feira no relatório conjunto do INSA e da Direção-Geral da Saúde “Linhas Vermelhas” registavam 34 casos da Ómicron, variante de preocupação do coronavírus SARS-CoV-2, que foi recentemente identificada em países da África austral, tendo, entretanto, sido já detetada em cerca de 30 países à escala global.

O relatório semanal do INSA sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 no país, hoje divulgado, refere que estão agora identificados “um total de 37 casos por pesquisa dirigida de mutações e/ou sequenciação do genoma viral”.

“Em Portugal, não foi detetado qualquer caso desta variante nas amostragens aleatórias semanais de âmbito nacional sujeitas a sequenciação do genoma viral (última amostragem relativa ao período de 22 a 28 de novembro, estando em a curso a análise relativa ao período de 29 de novembro a 5 de dezembro)”, adianta o relatório.

Esta situação, acrescenta o INSA, coloca “como hipótese a existência de circulação comunitária da variante Ómicron em Portugal nos períodos analisados (hipótese não confirmada até à data), estes dados sugerem que a circulação terá sido residual”, lê-se no relatório.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This