Entre os dias 01 de janeiro e 19 de dezembro de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 5.869 reclamações dirigidas ao setor da Saúde – um decréscimo de 4% em comparação com o mesmo período de 2020 (6.103 queixas). Relacionadas com a Covid-19 estão 8% do total de reclamações deste ano – um aumento face a 2020, já que, no ano passado, estas representaram 3% das mais de seis mil reclamações apresentadas pelos utentes.
Segundo o Portal da Queixa, os dados de 2021 referentes às reclamações relacionadas com a Covid-19 permitem identificar um aumento significativo de 145% face a 2020.
A esmagadora maioria reportou problemas com o agendamento e processo de vacinação (63%); dificuldades com testes e exames (resultados, marcação, etc.) geraram 25% das queixas; problemas com o certificado digital (dificuldade de acesso, erro na obtenção, etc.) representam 12% das reclamações e os constrangimentos relacionados com o isolamento profilático (emissão de baixa, acompanhamento, etc.) originaram 5% das queixas registadas pelos utentes no Portal da Queixa.
PR/HN/Rita Antunes
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