Pneumologista alerta para uso de todas as medidas além das vacinas

24 de Dezembro 2021

A pneumologista Raquel Duarte defende que mais do que se estar preocupado com a perda de efetividade das vacinas, é necessário usar todas as medidas para haver uma maior proteção e “apertar a malha” contra o vírus SARS-CoV-2.

Questionada pela Lusa sobre a efetividade da vacina contra a Covid-19, sobretudo em quem não recebeu a dose de reforço, numa altura em que os casos de Covid-19 estão a aumentar exponencialmente, a pneumologista afirmou que “o que se sabe é que vai perdendo a imunidade ao longo do tempo”.

“Mas mais do que estar preocupado com a perda de efetividade das vacinas é saber que tem de se usar todas as medidas conjunto”, disse, recordando as palavras do diretor-geral da OMS, Teedros Ghebreyesus, de que a vacinação, por si só, não evitaria a disseminação da variante Ómicron, pelo que havia que manter as medidas sanitárias e sociais, como o uso de máscaras, o distanciamento físico, a higienização das mãos e a ventilação dos espaços fechados.

Raquel Duarte frisou que está demonstrado o benefício das vacinas contra a Covid-19 no combate à doença grave, mas alertou que “nenhuma medida isolada é eficaz”.

Defendeu que se as pessoas usarem todas as armas ao seu dispor para combater a pandemia “o risco é baixo”, porque existe “uma maior proteção”.

“Isso é que funciona como uma malha, que vai sendo mais apertada se usarmos todas as medidas”, defendeu Raquel Duarte, uma das especialistas que tem aconselhado o Governo sobre medidas para combater a pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights