Variante Ómicron já circula em Cabo Verde

4 de Janeiro 2022

A variante Ómicron do novo coronavírus já está a circular em Cabo Verde, confirmou esta terça-feira a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, apelando ao cumprimento das medidas preventivas.

A presidente do INSP avançou, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), que em cerca de 300 amostras enviadas há alguns dias ao Instituto Pasteur, em Dacar, 87% deram resultado positivo para a variante Ómicron do novo coronavírus.

Na segunda-feira, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, já tinha avançado a possibilidade de ser a nova variante a causa do “descontrolo epidemiológico” em Cabo Verde nos últimos dias.

“Muito provavelmente a variante Ómicron já está a causar todo este descontrolo epidemiológico, embora ainda não tenhamos a confirmação laboratorial, que é que nos falta para fechar essa hipótese mais do que provável”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, na habitual análise à situação epidemiológica no país.

Tal como a presidente do INSP, o diretor nacional de Saúde pediu às pessoas para tomarem as medidas necessárias para se protegerem, bem como aderirem cada vez mais à campanha de vacinação no país.

Nos últimos 14 dias, Jorge Noel Barreto confirmou a “piora significativa” do número de casos, com uma taxa de incidência acumulada de 810 casos por 100 mil habitantes, muito superior aos 25 casos por 100 mil habitantes registados no mesmo período anterior.

No mesmo período, a taxa de positividade foi de 21,2%, muito maior do que 1,8% nos 14 dias anteriores, e a taxa transmissibilidade foi de 2,52, com um aumento em cerca de oito vezes dos casos novos entre os dois períodos.

Há alguns dias que Cabo Verde regista um aumento exponencial de novos casos de Covid-19, com um recorde de 994 na sexta-feira, sendo que há uma semana o Governo já tinha declarado o regresso ao estado de contingência e apertando várias regras.

Quanto à campanha de vacinação, 84% de adultos já tomaram a primeira dose, 71% a segunda e quase 7 mil pessoas já tomaram a dose de reforço, destinada a maiores de 40 anos, doentes crónicos, idosos, profissionais de saúde, bombeiros e pessoal da proteção civil.

A partir de hoje, as pessoas maiores de 18 anos também já podem receber a dose de reforço, segundo avançou na segunda-feira o diretor nacional de Saúde.

Desde 16 de dezembro que decorre a vacinação também para os menores dos 12 aos 17 anos, e o país já vacinou 46,5% do total de 60 mil estimados.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde registou um total de 43.567 casos positivos acumulados de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 38.389 foram dados recuperados, há 352 óbitos e 4.800 casos ativos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This