Rastreio a alunos nos Açores arranca quinta-feira na Terceira e em São Miguel

12 de Janeiro 2022

A testagem de despiste do SARS-CoV-2 nas escolas dos Açores vai arrancar na próxima quinta-feira, podendo abranger cerca de 11.500 alunos dos 1.º e 2.º ciclos, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou na terça-feira o executivo regional.

“Presentemente, decorre a recolha das autorizações por parte dos encarregados de educação e a partir do dia 13, quinta-feira, em ambas as ilhas, as equipas de saúde começam a percorrer as diversas escolas, realizando a testagem à covid-19 com testes de saliva”, adiantou a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, em comunicado de imprensa.

Na ilha de São Miguel, a operação “decorre entre os dias 13 de janeiro e 16 de fevereiro, englobando um total de 85 estabelecimentos de ensino e cerca de 8.559 alunos”.

No primeiro dia de testagem deverão ser abrangidas as escolas Básica e Integrada das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, Básica e Integrada da Maia, Básica e Integrada de Rabo de Peixe e Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande, Armando Cortes Rodrigues, em Vila Franca do Campo, Básica e Secundária do Nordeste e Básica e Secundária da Povoação.

Já na ilha Terceira, “prevê-se que o processo esteja concluído no dia 25 de janeiro no concelho de Angra do Heroísmo e no dia 19 de janeiro no concelho da Praia da Vitória”.

“Num universo de cerca de três mil alunos”, a Unidade de Saúde de Ilha da Terceira vai começar a testagem “pelas escolas com maior número de alunos”, a Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, e a Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória.

As aulas foram retomadas nos Açores na segunda-feira, uma semana mais tarde do que o inicialmente previsto, depois das férias de Natal, devido à evolução da pandemia de Covid-19.

O executivo açoriano decidiu testar apenas os alunos do 1.º e 2.º ciclos, nas escolas das ilhas Terceira e São Miguel (as duas em que está identificada a transmissão comunitária do SARS-CoV-2).

O secretário regional da Saúde justificou recentemente esta decisão, alegando que “são os níveis de ensino que não correspondem aos alunos potencialmente vacinados”.

Quanto ao período escolhido para a realização dos testes, após o regresso às aulas, Clélio Meneses disse que “é em contexto escolar que há maior risco” e, por isso, é nesse momento que se deve “fazer uma avaliação de quem tem ou não tem infeção”.

Os Açores são a única região do país em que ainda não arrancou a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, estando prevista para a próxima segunda-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This