Pequim aumenta medidas preventivas após detetar um caso da variante Ómicron

17 de Janeiro 2022

O primeiro caso de Covid-19 da variante Ómicron diagnosticado em Pequim levou a capital chinesa a intensificar as medidas de prevenção, nas vésperas de acolher os Jogos Olímpicos de Inverno.

Mais de 13.000 pessoas e todos os locais visitados pela paciente nos dias anteriores foram testados, segundo a imprensa estatal.

O complexo de apartamentos e o local de trabalho da paciente foram também isolados.

A pessoa infetada vive e trabalha no distrito de Haidian, no noroeste de Pequim, e não tinha histórico de viagens para fora de Pequim nas últimas duas semanas, segundo a imprensa estatal.

Com 20 milhões de habitantes, Pequim está a considerar aumentar as restrições às viagens. Todas as ligações rodoviárias com Tianjin foram já interrompidas.

Os voos internacionais foram drasticamente reduzidos e os viajantes domésticos foram impedidos de entrar na capital a partir de um segundo local.

Nenhum novo caso foi relatado em Pequim na segunda-feira, embora a cidade vizinha de Tianjin tenha diagnosticado 80 casos nas 24 horas anteriores.

Os Jogos Olímpicos arrancam em 04 de fevereiro, poucos dias após o início das comemorações do Ano Novo Lunar. Atletas, funcionários e jornalistas são obrigados a entrar num circuito fechado sem contacto externo e a realizarem testes diários.

O jornal Beijing Daily informou no domingo que a capital vai exigir que os viajantes façam testes de ácido nucleico 72 horas antes de entrarem na cidade, a partir de 22 de janeiro.

Algumas escolas em Pequim também fecharam mais cedo e passaram a ter aulas ‘online’, antes das férias de inverno.

Autoridades de todo o país também pediram aos moradores que permaneçam nas suas cidades durante as férias do Ano Novo Lunar, a mais importante festa das famílias chinesas, equivalente ao Natal nos países ocidentais.

Locais turísticos, incluindo secções da Grande Muralha, também fecharam.

Em outras partes do país, cerca de 20 milhões de pessoas estão sob confinamento.

A pressão económica, logística e psicológica resultantes da política de “zero casos” tornaram-se cada vez mais aparentes, criando tensões sobre por quanto tempo as restrições devem permanecer em vigor.

Após três semanas de isolamento, a cidade Xian parece estar a retomar a normalidade. As medidas de confinamento foram já levantadas em bairros considerados de baixo risco.

A cerca de 1.000 quilómetros a sudoeste de Pequim, a cidade, que tem uma população de 13 milhões, registou mais de 2.000 infeções desde dezembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This