Projeto de voluntariado em Loures entrega comida e medicamentos ao domicílio

18 de Janeiro 2022

A Junta de Freguesia de Loures, no distrito de Lisboa, reativou um projeto de voluntariado que faz entregas ao domicílio de bens alimentares ou medicamentos a pessoas infetadas ou em isolamento devido à Covid-19, divulgou a autarquia.

O projeto, designado “Uns pelos Outros” e que decorre na maior freguesia do concelho de Loures, tinha sido criado no início da pandemia, em março de 2020, mas encontrava-se suspenso até há cerca de uma semana.

Em declarações à agência Lusa, a secretária da Junta de Freguesia de Loures, Elisa Santos, justificou a retoma deste projeto com o aumento do número de casos da Covid-19 e do número de pessoas em situação de isolamento.

“Durante o confinamento de 2020 funcionou bem e agora, num contexto pandémico diferente, será também apoiar as pessoas infetadas ou em isolamento obrigatório e que não tenham apoio familiar ou de proximidade”, explicou, sublinhando o facto de ser uma iniciativa que se desenvolve em rede.

Constituído por 12 voluntários, o projeto está a apoiar neste momento três famílias, entregando-lhes no seu domicílio as compras do supermercado ou da farmácia.

“Em março de 2020 chegámos a ter 60 pedidos e também mais voluntários (30), pois o desconhecimento em relação à doença também era maior. O público alvo era sobretudo os idosos, mas hoje já nos pedem ajuda pessoas de outras faixas etárias”, descreveu.

Elisa Santos ressalvou que, “apesar de o número de famílias ser nesta fase mais reduzido, talvez por o projeto ter sido reativado há poucos dias”, a autarquia está “preparada para dar resposta a todos os pedidos”.

“Temos tudo preparado para dar resposta às necessidades que nos chegarem e concretizar todos os pedidos”, sublinhou.

As pessoas que necessitem de apoio poderão contactar a Junta de Freguesia de Loures, através de telefone (219832068/219830061/219835393) ou email (geral@jf-loures.pt), ou a Irmandade de Nossa Senhora do Cabo Espichel da Paróquia de Loures (sradocaboloures@gmail.com).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights