Idosos de Anadia estimulam funções motoras e cognitivas através de jogos

15 de Fevereiro 2022

 Os idosos de 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Anadia estão a estimular as funções motoras e cognitivas através da realização de jogos terapêuticos, que servem também para “arrancar” gargalhadas e muita diversão.

O ‘Jogo das Mãos Tati’ foi o primeiro a ser introduzido no Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva, no concelho de Anadia, e continua a ser o mais popular entre os 33 idosos desta instituição.

Maria Emília Esteves, de 86 anos, divide a mesa de jogo com Deolinda Silva, de 85 anos, e partilham a ansiedade de serem as primeiras a carregar na campainha que conclui a ‘jogada’.

A animadora é Tatiana Pinho, que indica com que mão (esquerda ou direita) devem colocar o copo (virado para cima ou para baixo), em cima da figura que exibe numa carta.

Maria Emília Esteves é quem “acerta mais”, apesar de ter alguma surdez, e nem a máscara consegue abafar as suas gargalhadas.

Na mesma sala, José Areiras percorre apoiado numa bengala o ‘Jogo do Labirinto’, com uma espécie de janelas colocadas no chão, que o obrigam a tentar memorizar um percurso.

“Fartei-me de dar voltas, mas isto é porreiro!”, revela, entusiasmado.

Estes são dois dos quatro jogos do projeto ”Lab Center Agilidades”, que chegou a esta instituição para estimular as funções motoras e cognitivas através da realização de jogos terapêuticos.

Marlene Rosa é a fundadora deste projeto, que começou a ser implementado em junho e tem a duração de um ano.

“É um jogo por trimestre, num total de quatro jogos para um ano. Esta instituição já vai no terceiro jogo”, revelou.

De acordo com a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, o Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva foi uma das 13 IPSS que aderiu a este programa em junho de 2021.

Em setembro de 2021 aderiram mais três IPSS, sendo atualmente 13 – públicas e privadas – as que têm em curso o projeto Agilidades.

“Depois de uma avaliação aos impactos da pandemia nos idosos institucionalizados ou da comunidade, concluiu-se que estes impactos se notavam bastante em termos motores e cognitivos. Este projeto foi-nos apresentado e as instituições manifestaram grande vontade de aderir”, referiu.

A autarquia de Anadia assumiu o investimento de 600 euros por instituição, naquele que é “um dos concelhos do distrito de Aveiro com maior índice de envelhecimento”.

“O valor do investimento não é elevado, atendendo ao âmbito e extensão do projeto, mas para as instituições foi uma mais-valia. Deste projeto chega-nos um balanço muito positivo, com melhoria dos idosos, quer a nível cognitivo como ao nível motor”, apontou Jennifer Pereira.

Já o presidente do Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva, Licínio Simões, considerou que se tratou de uma melhoria para os 33 utentes da instituição, com idades compreendidas entre os 60 e os 95 anos.

“Esta é uma mais-valia para os idosos que estavam mais sentados, pois fá-los levantar, andar e puxar pela cabeça. Como a instituição atravessa algumas dificuldades financeiras, se a Câmara não tivesse pago, se calhar não teríamos capacidade para aderir ao projeto”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights