Especialistas discutem benefícios do rastreio e prevenção do VIH e Hepatites Virais

22 de Fevereiro 2022

Num período marcado pelos constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde, o I Congresso do Politécnico de Leiria e InPulsar junta vários especialistas para debater os benefícios do rastreio e prevenção do VIH e Hepatites Virais. O encontro decorre nos dias 25 e 26 de fevereiro.

O evento “Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis”, surge no âmbito dos desafios e necessidades criadas pela pandemia na vida de quem vive com infeção por VIH e Hepatites Virais Crónicas. O atraso no diagnóstico e início do tratamento são algumas das preocupações dos especialistas.

“Estigma e Saúde Mental” é o tema do primeiro painel, que decorre no dia 25 de fevereiro, pelas 09h30. Segue-se, pelas 11h15, a sessão de abertura com a presença de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Miguel Xavier, presidente da InPulsar.

Quando forem 12h15 tem lugar a conferência inaugural, com Margarida Tavares, infeciologista do Hospital de S. João, investigadora no Instituto de Saúde – Pública da Universidade do Porto, e diretora do Programa prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.

O segundo painel está agendado para as 14h30 e subordina-se ao tema “Diagnóstico, prevenção e ligação/retenção aos cuidados de saúde”, ao qual se segue uma sessão de comunicações livres e o encerramento do primeiro dia.

“Boas práticas na intervenção com populações vulneráveis” é o tema em destaque no painel 3, que se realiza no dia 26 de fevereiro, pelas 11h00, seguindo-se às 12h30 o painel 4, sobre a temática “Ativismo e Qualidade de Vida”. Após a conclusão do quarto painel decorre a sessão de encerramento do congresso, com uma entrega de prémios.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights