Farmacêutica chinesa quer comercializar antiviral em Portugal

2 de Março 2022

A farmacêutica chinesa Ascletis Pharma Inc anunciou esta quarta-feira ter apresentado pedidos de comercialização em vários países europeus, incluindo Portugal, de ‘ritonavir’, um medicamento antiviral usado no combate à Covid-19.

Num comunicado à Bolsa de Valores de Hong Kong, a Ascletis revelou que quer comercializar o medicamento em mais oito países europeus, entre os quais Espanha, Itália, Bélgica, Polónia, Suécia, Países Baixos e Dinamarca.

A farmacêutica chinesa já tinha apresentado pedidos de comercialização na Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido e diz ter planos para fazer o mesmo em outras partes do mundo, incluindo nas Américas e em África.

O ‘ritonavir’ é um componente do Paxlovid, o medicamento antiviral da farmacêutica norte-americana Pfizer para tratar doença grave ligada à Covid-19, que foi já aprovado pelos reguladores dos Estados Unidos da América, da União Europeia e da China.

Em 25 de fevereiro, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que Portugal vai adquirir o antiviral da Pfizer contra a Covid-19, sem confirmar quantidades ou quando estará disponível no país.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou na terça-feira à noite a iniciativa Testar para Tratar, que irá permitir aos norte-americanos fazerem um teste à Covid-19 em farmácias e, em caso de resultado positivo, receber o Paxlovid, de forma gratuita.

“A Pfizer está a fazer horas extraordinárias para nos entregar um milhão de comprimidos este mês e mais do dobro disso no próximo mês”, disse Biden, no primeiro discurso sobre o Estado da União, o tradicional pronunciamento anual dos Presidentes dos Estados Unidos no Congresso.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights