Ministro filipino testa positivo pela segunda vez em cinco meses

17 de Agosto 2020

O ministro do Interior filipino, Eduardo Ano, testou novamente positivo para o novo coronavírus cinco meses após ter sido diagnosticado, disseram esta segunda-feira as autoridades, que estão a tentar determinar se foi novamente infetado.

Eduardo Ano, que está fortemente envolvido no combate do arquipélago ao novo coronavírus, anunciou que testou positivo no sábado, depois de apresentar sintomas na semana passada.

O ministro foi diagnosticado com Covid-19 em março, sem apresentar sintomas na época.

Pessoas infetadas com o novo coronavírus geralmente começam a desenvolver anticorpos uma semana após a infeção ou o início dos sintomas, de acordo com alguns estudos.

Entretanto, os cientistas ainda não sabem se o corpo desenvolve imunidade suficiente para repelir outro ataque do vírus e, em caso afirmativo, por quanto tempo essa imunidade dura.

Alguns estudos sugerem que alguns pacientes recuperados do novo coronavírus podem perder sua imunidade em questão de meses ou mesmo semanas.

A subsecretária de Saúde das Filipinas, Maria Rosario Vergeire, disse que os especialistas estão a analisar os sintomas apresentados por Eduardo Ano, o seu primeiro teste positivo e os resultados do laboratório para verificar se é realmente uma segunda infeção.

“Não lhe vamos chamar reinfeção. A comunidade científica não determinou se reinfeções podem ocorrer”, disse Vergeire.

Eduardo Ano foi testado antes de uma reunião marcada para hoje com o Presidente filipino, Rodrigo Duterte, e outras autoridades para decidir sobre a possível extensão do confinamento ordenado há duas semanas em Manila e nas províncias vizinhas.

O arquipélago sofreu um aumento da contaminação nas últimas semanas. Oficialmente, totaliza mais de 160.000 casos e 2.600 mortes devido à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cruz Vermelha com posto médico avançado nos Açores

O presidente do Governo dos Açores revelou que vai funcionar em Ponta Delgada, na sequência do incêndio no hospital, um posto médico avançado da Cruz Vermelha que libertará o Centro de Saúde para a “normalidade assistencial”.

Hospital de Ponta Delgada vai apurar causas do incêndio

O hospital de Ponta Delgada, nos Açores, abriu um processo de averiguações para apurar as causas do incêndio que deflagrou no sábado, mas a presidente da unidade de saúde assegurou que o quadro elétrico tinha as vistorias em dia.

Queixas contra médicos aumentaram 20% em 2023

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados à Lusa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights