Ucrânia: ECDC recomenda vacinação e testes à Covid-19 em centros de acolhimento

18 de Março 2022

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomendou esta sexta-feira que os centros que estão a receber os cidadãos fugidos da guerra na Ucrânia adotem medidas de proteção contra a Covid-19, desde logo a testagem e vacinação.

“As pessoas deslocadas da Ucrânia hospedadas em centros de acolhimento devem ter acesso gratuito ao teste do SARS-CoV-2 e à vacinação contra a covid-19”, refere o centro europeu em comunicado.

A recomendação faz parte de um relatório divulgado hoje com um guia para a prevenção e controlo da Covid-19 em centros de acolhimento temporário nas fronteiras com a Ucrânia que estejam a receber refugiados.

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, já fugiram da Ucrânia para países vizinhos mais de 3,1 milhões de pessoas, entre as quais muitas ficam em centros de acolhimento temporário nas fronteiras, onde o risco de surtos de doenças transmissíveis é elevado.

“Apesar de a vacinação contra a covid-19 continuar a ser a intervenção mais importante para prevenir a hospitalização e morte, antecipa-se que muitas das pessoas que estão a fugir da Ucrânia não tenham a vacinação completa”, sublinha o centro europeu.

De acordo com as recomendações, os centros de acolhimento deverão assegurar a vacinação completa e uma dose de reforço a todas as crianças e adultos elegíveis que não tenham um documento comprovativo de uma vacinação anterior.

“Os mais velhos, mulheres grávidas e pessoas com imunossupressão devem ser prioritárias”, acrescenta o ECDC, recomendando que também o pessoal da linha da frente nesses centros receba a vacinação completa e uma dose de reforço.

Por outro lado, o Centro Europeu sublinha também a importância da testagem à chegada aos centros ou, não havendo capacidade para testar todas as pessoas, que se faça a triagem e gestão de possíveis casos perante a apresentação de sintomas.

A utilização de máscara também é recomendada, bem como a ventilação dos espaços, a limpeza e desinfeção, e o acesso e a utilização de água limpa, sabão e desinfetante.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,1 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights