Médicos cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos querem apoiar arquipélago

5 de Abril 2022

Uma associação de médicos cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos da América (EUA) já reúne cerca de 50 profissionais de várias áreas e pretende apoiar Cabo Verde com formação e pesquisa, foi esta terça-feira anunciado.

Especialistas da Cabo Verdean Physicians Medical Society estão esta semana em Cabo Verde, numa “missão médica”, para “intercâmbio cultural e científico” com os profissionais do arquipélago nos hospitais Doutor Agostinho Neto, na Praia, e Doutor Baptista de Sousa, em São Vicente, indicou fonte do Governo cabo-verdiano.

“Temos aqui especialistas de doença mental, médicos cirúrgicos vasculares, hérnia, cirurgia laparoscópica, medicina interna, anestesia cardíaco e cuidados intensivos”, explicou o médico Manuel Fontes, representante desta delegação, constituída por 26 médicos, sete dos quais viajaram, com o mesmo objetivo, para a ilha de São Vicente.

Os profissionais desta associação, explicou, pretendem colaborar com os colegas em Cabo Verde através de formação, prática e pesquisa, entre outras áreas, com vista à identificação de oportunidades e futuras colaborações.

A visita desta delegação decorre no âmbito do Primeiro Programa de Intercâmbio Científico e Cultural, que decorre em Cabo Verde de 01 a 09 de abril, com a participação prevista destes profissionias – incluindo descendentes de cabo-verdianos e mesmo norte-americanos – num simpósio agendado para quinta-feira, 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, sobre os cuidados de saúde no arquipélago.

Doenças oncológicas ou cardiovasculares serão alvos desta colaboração, mas Manuel Fontes destaca outras áreas: “Em que podemos fazer mais rápido, como a telemedicina, que é uma área em que podemos ajudar muito, mesmo que estejamos nos EUA”.

“O facto de estarem aqui em Cabo Verde, realizando atos cirúrgicos, é extremamente importante. Permite o alargamento do leque da capacidade de intervenções na saúde aqui”, afirmou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que na segunda-feira recebeu esta delegação, na Praia, e que destacou a possibilidade deste apoio ser implementado através de telemedicina.

Até 09 de abril está ainda prevista a realização de programas de emersão clínica, nomeadamente cirurgia laparoscópica, cirurgia de catarata, laparoscopia ginecológica ou sobre saúde mental, violência sexual, violência doméstica e abuso e dependência química, com a participação dos especialistas cabo-verdianos radicados nos EUA e os colegas de Cabo Verde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights