Em comunicado, o município refere que aquela resposta é assegurada ao abrigo de um protocolo, ontem assinado, entre a Câmara de Braga e o Centro de Medicina P5.
“Ao utilizar o avaliador de sintomas P5, através da aplicação móvel, [o paciente] terá à disposição uma equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas) pronta a avaliar os seus sintomas, a esclarecer as suas dúvidas de saúde e a dar-lhe uma resposta personalizada ou a encaminhá-lo de forma mais adequada, com garantia de resposta num prazo de 24 horas úteis”, sublinha o comunicado.
Acrescenta que se trata de um sistema “que utiliza a inteligência artificial e a combina com conhecimento médico e científico para acompanhar os pacientes, facilitando a avaliação e o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde”.
“O serviço funciona como um complemento aos centros de saúde, hospitais ou às linhas telefónicas como a Saúde 24, trabalhando nas áreas da prevenção, avaliação de sintomas dos utentes, monitorização e acompanhamento das doenças crónicas”, lê-se ainda no comunicado.
A parceria é válida por um ano, implica um apoio de 100 mil euros por parte do município e permite, designadamente, a prescrição à distância de exames ou medicamentos.
Os bracarenses podem aceder ao avaliador de sintomas digital P5 através do download da aplicação no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.centromedicinadigital.p5) ou na Apple Store (https://apps.apple.com/pt/app/p5/id1529523925).
LUSA/HN
0 Comments