Referenciados mais de mil doentes à equipa de gestão de alta do Santa Maria

2 de Maio 2022

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou esta segunda-feira que só no ano passado mais de mil doentes foram referenciados à Equipa de Gestão de Altas do Hospital de Santa Maria.

A Equipa de Gestão de Altas (EGA) do Hospital de Santa Maria recebeu, em 2021, cerca de 1014 referenciações de doentes internados. Trata-se de um número recorde desde 2005, data em que foi criada.

O CHULN explica que houve um umento de 25% em relação ao ano anterior.

“Resultado de uma constante melhoria da articulação com os serviços, a demora média para concretização das propostas de referenciação à Rede tem diminuído de forma progressiva”, destaca o CHULN.

A EGA é constituída por médico, dois enfermeiros, um assistente social e um assistente técnico, tendo “um papel fundamental no planeamento de alta dos doentes que necessitem de cuidados continuados integrados, imediatamente após o internamento, assim como dos utentes que apresentem um grau de dependência que não lhes permita o regresso a casa.”

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This