Estudantes de Medicina de Coimbra apuradas para a final da SIMUniversity

19 de Maio 2022

A equipa ABCDoctors, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, acaba de ser apurada para a fase final da competição europeia SIMUniversity, que se realiza em Sevilha, de 15 a 17 de junho.

Esta participação acontece depois de as alunas do 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina – Diana Carvalho, Inês Antunes, Viktoriya Shkatova e Patrícia Vaz Conde – terem vencido a competição de simulação Scrub UP!, no âmbito do XI In4Med, um congresso médico-científico organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

Depois dessa conquista, a equipa venceu a competição de simulação SimUniversity Portugal 2022, realizada no passado dia 18 de março, no Centro de Simulação da NOVA Medical School, em Lisboa. A vitória garantiu o apuramento para a primeira fase da competição de simulação europeia, SIMUniversity, que se realizou no dia 7 de abril, no Centro de Simulação CUF Academic Center, onde as alunas se destacaram como uma das quatro equipas apuradas para a fase final da competição europeia.

Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, comentou: “este resultado espelha o empenho e trabalho das nossas alunas, que demonstraram iniciativa, espírito de sacrifício e dedicação. Por outro lado é um indicador muito positivo no que diz respeito à qualidade do nosso ensino, ao envolvimento dos docentes na área de simulação e ao acompanhamento e apoio que é prestado pelo Gabinete de Educação Médica, na promoção da simulação enquanto ferramenta pedagógica de valor. Sabemos que a simulação médica é uma verdadeira revolução no ensino médico e no treino dos profissionais e das equipas de saúde. Neste sentido é muito importante promover a integração da simulação clínica no maior número de unidades curriculares”.

O evento, em Sevilha, decorre no âmbito do 27th Annual Meeting da SESAM (Society for Simulation in Europe).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denuncia em comunicado a “peocupante” situação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), relatando sérios constrangimentos no atendimento dos pedidos de ajuda pelo CODU

Dois anos depois, acesso ao aborto divide Estados Unidos ao meio

A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos de revogar o direito federal ao aborto, tomada há dois anos, dividiu profundamente o país no que diz respeito ao acesso a cuidados de saúde. Atualmente, em 21 estados norte-americanos, o procedimento é ilegal ou restrito.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights