Desporto no Bairro vai abranger mais de mil crianças e jovens do Porto

15 de Junho 2022

A terceira edição do programa Desporto no Bairro, promovido pela Câmara do Porto, prevê chegar a mais de 1.000 crianças e jovens de 17 bairros da cidade entre junho e setembro, foi anunciado na terça-feira.

Na sessão de apresentação da 3.ª edição do programa, a vereadora com o pelouro da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, salientou que a iniciativa, que arrancou no verão de 2020, “tem vindo a ganhar escala” ano após ano.

Este verão, a iniciativa prevê levar quatro modalidades olímpicas – ‘breaking’, surf, skate e, pela primeira vez, ‘street basket’ – a mais de 1.000 crianças e jovens dos bairros da cidade.

Distribuído em oito polos, o Deporto no Bairro vai envolver 17 bairros da cidade: Lagarteiro, Cerco, Pasteleira, Pinheiro Torres, Fonte da Moura, Aldoar, Ramalde do Meio, Viso, Francos, Central de Francos, Contumil, Pio XII, Agra do Amial, S. Tomé, Fontainhas, Miragaia e Sé.

Também na sessão, Max Oliveira, o coordenador do programa, destacou que o mesmo “ocupou os jovens num momento difícil da pandemia da covid-19” e que é a “chave para a mudança e uma vida digna”.

Já o presidente da câmara, o independente Rui Moreira, destacou que os resultados “positivos” das últimas duas edições culminaram num reforço do investimento municipal no programa, que este ano conta com 125 mil euros.

Considerando que o reforço das verbas espelha a “importância” deste projeto, o autarca destacou que caráter social da iniciativa têm “impactado a vida das crianças e jovens”, sendo também um “forte contributo à sua formação”.

“O Desporto no Bairro é mudança, como diz o Max Oliveira”, acrescentou Rui Moreira.

O programa terá três fases distintas, passando, inicialmente, por sessões de iniciação às modalidades nos oito polos e, posteriormente, pela deslocação até aos espaços desportivos associados a cada uma das modalidades, como o MXM Art Center, o Skate Parque de Ramalde, a Praia Internacional e os 15 espaços recentemente inaugurados na cidade dedicados ao basquetebol.

À semelhança das últimas duas edições, o programa culmina com um espetáculo desencadeado pelas crianças e jovens que participaram na iniciativa.

Em 2020, o programa abrangeu na primeira edição 600 participantes de oito bairros sociais da cidade, e na segunda edição, um total de 800 jovens de 14 bairros.

Esta edição conta com a colaboração da MXM Art Center, Flower Power Surf School e Surf Training School, Kate Skateshop, União Académica António Aroso, Académico Futebol Clube e Sporting Clube Vasco da Gama.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights