Desporto no Bairro vai abranger mais de mil crianças e jovens do Porto

15 de Junho 2022

A terceira edição do programa Desporto no Bairro, promovido pela Câmara do Porto, prevê chegar a mais de 1.000 crianças e jovens de 17 bairros da cidade entre junho e setembro, foi anunciado na terça-feira.

Na sessão de apresentação da 3.ª edição do programa, a vereadora com o pelouro da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, salientou que a iniciativa, que arrancou no verão de 2020, “tem vindo a ganhar escala” ano após ano.

Este verão, a iniciativa prevê levar quatro modalidades olímpicas – ‘breaking’, surf, skate e, pela primeira vez, ‘street basket’ – a mais de 1.000 crianças e jovens dos bairros da cidade.

Distribuído em oito polos, o Deporto no Bairro vai envolver 17 bairros da cidade: Lagarteiro, Cerco, Pasteleira, Pinheiro Torres, Fonte da Moura, Aldoar, Ramalde do Meio, Viso, Francos, Central de Francos, Contumil, Pio XII, Agra do Amial, S. Tomé, Fontainhas, Miragaia e Sé.

Também na sessão, Max Oliveira, o coordenador do programa, destacou que o mesmo “ocupou os jovens num momento difícil da pandemia da covid-19” e que é a “chave para a mudança e uma vida digna”.

Já o presidente da câmara, o independente Rui Moreira, destacou que os resultados “positivos” das últimas duas edições culminaram num reforço do investimento municipal no programa, que este ano conta com 125 mil euros.

Considerando que o reforço das verbas espelha a “importância” deste projeto, o autarca destacou que caráter social da iniciativa têm “impactado a vida das crianças e jovens”, sendo também um “forte contributo à sua formação”.

“O Desporto no Bairro é mudança, como diz o Max Oliveira”, acrescentou Rui Moreira.

O programa terá três fases distintas, passando, inicialmente, por sessões de iniciação às modalidades nos oito polos e, posteriormente, pela deslocação até aos espaços desportivos associados a cada uma das modalidades, como o MXM Art Center, o Skate Parque de Ramalde, a Praia Internacional e os 15 espaços recentemente inaugurados na cidade dedicados ao basquetebol.

À semelhança das últimas duas edições, o programa culmina com um espetáculo desencadeado pelas crianças e jovens que participaram na iniciativa.

Em 2020, o programa abrangeu na primeira edição 600 participantes de oito bairros sociais da cidade, e na segunda edição, um total de 800 jovens de 14 bairros.

Esta edição conta com a colaboração da MXM Art Center, Flower Power Surf School e Surf Training School, Kate Skateshop, União Académica António Aroso, Académico Futebol Clube e Sporting Clube Vasco da Gama.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Projeto GACCI: Transformando a Vida dos Cuidadores Informais na Madeira

O projeto “Grupos de Apoio e Capacitação ao Cuidador Informal” (GACCI) na Região Autónoma da Madeira tem revolucionado o apoio aos cuidadores informais desde 2018. Com mais de 22.000 pessoas alcançadas em 11 centros de saúde, o GACCI oferece suporte, orientação e alívio aos cuidadores que enfrentam desafios diários

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

MAIS LIDAS

Share This