PSD questiona tutela sobre obras “por concluir” no Hospital de Gaia ao fim de 7 anos

6 de Julho 2022

O PSD quer que a tutela preste contas sobre o projeto de modernização do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), considerando que “sete anos é muito tempo para concluir investimentos”, revelou esta quarta-feira o deputado Firmino Pereira.

“O CHVNG/E tem esperado por investimento que o modernize. Em 2015 foi lançada a obra de construção de um novo edifício, estamos em 2022 e a obra não está concluída. Considero que sete anos é demasiado tempo para concluir este investimento”, lê-se no requerimento que os sociais-democratas enviaram à ministra da Saúde.

No mesmo texto, que é assinado por Firmino Pereira, o PSD pergunta à tutela se com as obras que estão a decorrer no CHVNG/E serão criadas condições para a instalação de um heliporto.

Outras das preocupações do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República prende-se com a reabilitação dos edifícios dos pavilhões feminino, masculino, central e satélite, espaços que fazem parte da Unidade I do CHVNG/E, mais conhecida por antigo Hospital Eduardo Santos Silva.

O PSD recorda que nessa unidade, localizada no Monte da Virgem, está em construção um novo edifício, o qual já acolheu, entre outros, serviços como a Urgência ou a Maternidade, mas questiona a conclusão do projeto

“Saúdo, no entanto, estar prevista no Orçamento do Estado a ideia de continuar a obra dotando com meios financeiros a última fase [de empreitada]. Faltam ainda acabar cerca de 8.000 metros quadrados do novo edifício que é muito importante para instalar novos serviços (…). Quando será lançado o concurso público do edifício iniciado em 2015? Esse concurso permitirá finalizar as obras?”, lê-se no requerimento que data de terça-feira.

O deputado Firmino Pereira, que exerceu durante 16 anos funções de vereador e de vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, nos mandatos do social-democrata Luís Filipe Menezes, considera, por fim, que o CHVNG/E tem um plano de reabilitação integrado que é “útil, mas precisa de ser executado”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights