SE contesta prémios de desempenho apenas para os administradores hospitalares

7 de Julho 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) considerou esta quarta-feira que "mais uma vez" os enfermeiros são esquecidos pelo Ministério da Saúde.  A posição da estrutura sindical surge após o anúncio de um um prémio por objetivos aos administradores hospitalares.

O sindicato afirmou, em comunicado, que “numa altura em que é preciso incentivar todos os profissionais do setor, a decisão do Governo passa por premiar somente os administradores hospitalares”.

Apesar de concordar com conceito de premiar o desempenho, o SE considera que essas distinções devem ser transversais “e não podem ser esquecidos aqueles que estão no terreno e que também devem ser reconhecidos, pois são eles o valor ativo do SNS”.

O presidente do SE tem vindo a alertar que o sistema de Avaliação do Desempenho em vigor para a Administração Pública “é complexo e repleto de mecanismos que promovem arbitrariedades”.  Por isso, estranha que “estejam a ser premiados os administradores hospitalares, e os enfermeiros, que têm problemas para resolver há mais de 20 anos, entre os quais questões ligadas ao desempenho, tenham sido novamente esquecidos”.

Os problemas por resolver e que têm marcado a ação reivindicativa do Sindicato passam pela contagem de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, com a correspondente atribuição de pontos, mas também o combate à existência de dois regimes jurídicos de contratação (Contrato de Trabalho em Funções Públicas e Contrato Individual de Trabalho) no SNS, com direitos e benefícios diferentes e que geram desigualdades entre a classe.

O Sindicato dos Enfermeiros defende, ainda, que a tabela salarial e remuneratória está completamente desajustada da realidade.

Perto de 70 enfermeiros concentraram-se esta quinta-feira frente à entidade regional de saúde de Lisboa num dia de greve para exigir valorização salarial, a admissão de mais profissionais e a vinculação efetiva dos enfermeiros com contratos precários.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights