Associação preocupada com subida da taxa de inflação no setor da saúde

17 de Julho 2022

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) está preocupada com a constante subida da taxa de inflação no setor da saúde, apelando à “revisão urgente e eficaz dos preços dos dispositivos médicos”.

De acordo com João Gonçalves, Diretor Executivo da APORMED, a subida da taxa de inflação no setor da saúde afeta o fabrico, distribuição e comercialização dos dispositivos médicos. “Trata-se de uma situação grave”, alerta.

A APORMED revela que a estrutura de custos das empresas fabricantes compreende 45% energia, 25% produção, 10% pessoal, 15% logística e 5% de outros custos. Quanto às empresas distribuidoras, a sua estrutura engloba 62% logística, 30% pessoal e 8% de outros custos.

“É primordial serem criadas condições para a estabilidade financeira das empresas, medidas de mitigação passíveis de serem adotadas a curto prazo e que permitam contrariar, pelo menos, o efeito da inflação, nomeadamente a criação urgente de um regime jurídico que determine a revisão do preço dos dispositivos médicos contratualizados ou em processo de contratualização; a revisão ou atualização dos preços nos contratos em vigor e dos cadernos de encargos dos futuros procedimentos, celebrados com os serviços e entidades do Serviço Nacional de Saúde”, defende João Gonçalves.

A APORMED apela, assim, à “revisão urgente e eficaz dos preços dos dispositivos médicos”.

PR/HN/Vaishaly Camões

2 Comments

  1. Ana Domingos

    Bom dia, informo que foram detetadas 2 pequenas gralhas na redação do texto: corrigir a palavra “reocupada” no subtítulo da notícia; e corrigir “APORDEM” por “APORMED”.

    Agradeço a V. atenção. Ao dispor para o que considerarem necessário.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights