Especialistas apelam à criação de um programa de rastreio nacional ao cancro do pulmão

28 de Julho 2022

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) apelou esta semana à criação de um programa de rastreio nacional ao cancro do pulmão. Este é o tipo de cancro que mais mata em Portugal.

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala no dia 1 de agosto, a SPP alerta que o cancro do pulmão é o terceiro tipo de cancro mais frequente em ambos os sexos e o que mais mata a nível nacional.

Os especialistas da sociedade explicam que a principal causa associada a esta doença é o consumo de tabaco, sendo responsável por 85% dos casos. Entre as medidas de prevenção primária é destacada a cessação tabágica, pois permite “uma redução da incidência e mortalidade por cancro do pulmão”.

Gabriela Fernandes e Margarida Dias da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, defendem a necessidade de implementar um programa nacional de rastreio, “pois estes programas, em populações de maior risco, ou seja, fumadores, demonstraram reduzir em cerca de 20% a mortalidade por cancro do pulmão”.

Em 2020 foram diagnosticados mais de cinco mil novos casos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This