Iniciativa Liberal diz que “SNS está doente e o nome da doença é Partido Socialista”

27 de Agosto 2022

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou que “o SNS está doente e o nome da doença é Partido Socialista”, defendendo que a única cura é uma profunda reforma do sistema que retire “as ideias socialistas do caminho”.

Em declarações à agência Lusa a propósito de um novo cartaz que o partido lançou na quinta-feira no Marquês de Pombal, em Lisboa, João Cotrim Figueiredo explicou que o objetivo da IL é “fazer com que as pessoas não se esqueçam” do estado “absolutamente calamitoso” dos serviços públicos, em particular no setor da saúde.

“O SNS está doente. Do nosso ponto de vista, o nome da doença é Partido Socialista e a cura é uma reforma profunda do sistema de saúde como aquela que a IL defende”, afirmou.

Na opinião do líder liberal, “o PS não sabe gerir a coisa pública e não sabe pôr os serviços públicos a funcionar”.

“E no caso concreto do serviço de saúde é mesmo o causador do problema e, portanto, para curar essa doença grave do SNS só reformando o sistema e tirando as ideias socialistas do caminho”, defendeu.

Questionado sobre quando irá o partido avançar com a sua proposta para reformar o sistema de saúde, João Cotrim Figueiredo realçou que o calendário político sofreu um ajustamento devido às eleições legislativas antecipadas, mas garantiu que a calendarização desta medida vai ser discutida nas jornadas parlamentares do partido, que terão lugar em 19 e 20 de setembro.

“Aí ficaremos a saber em que altura é que faremos a apresentação da reforma global do sistema de saúde porque há outras matérias que poderão ter precedência, mas isso vamos discutir em sede do grupo parlamentar”, remeteu.

Apesar de não esquecer os problemas nos restantes serviços públicos, o deputado da IL sublinhou que no caso em concreto da saúde o país vive “há três meses com relatos sucessivos de problemas gravíssimos no SNS”, sendo que aquele “que mais tem ocupado a comunicação social são os encerramentos das urgências de ginecologia e obstetrícia”.

“O Governo acha que basta atirar dinheiro para cima do problema e tomar medidas mais ou menos fantoche, como a comissão de acompanhamento que todas as administrações hospitalares me dizem que não tem qualquer utilidade e a informação adicional das urgências abertas no portal do SNS que não só é inútil como me parece até prejudicial porque ainda há poucos dias soubemos que houve uma grávida que foi do Seixal para Santarém na convicção de que estaria aberta a urgência de obstetrícia. Não estava e acabou a ter o filho nas Caldas da Rainha”, criticou.

Para além dos problemas nas urgências, segundo o presidente liberal “os assuntos mais estruturais continuam lá” como “as listas de espera infindáveis, os incumprimentos sucessivos dos tempos mágicos de resposta, as demissões um pouco por todo o lado de equipas não só de urgências, mas de outras especialidades e os pedidos de escusa de médicos e de enfermeiros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights