Ministro diz que decisão sobre maternidades será tomada dentro de “alguns meses”

14 de Outubro 2022

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou esta sexta-feira que as decisões sobre o eventual encerramento de maternidades serão anunciadas “daqui a alguns meses” e terão “toda a sustentação técnica”.

“Nós recebemos um relatório preliminar que exige uma visita cuidadosa a cada instituição, um diálogo com os profissionais, um diálogo com as instituições, desde logo com a Ordem dos Médicos. Estamos num trabalho preliminar e daqui a alguns meses anunciaremos as nossas decisões”, disse o ministro a jornalistas em Braga em declarações à margem do 13.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar.

Manuel Pizarro adiantou que antes das decisões há ainda um caminho a percorrer, como visitas às instituições e diálogo com os profissionais e sublinhou que as decisões terão de ter “toda a sustentação técnica”.

“Quero estar certo de que as decisões que venha a tomar tenham toda a sustentação técnica e não tomarei nenhuma decisão sem que isso aconteça”, disse ainda.

Manuel Pizarro reiterou que o seu foco é garantir previsibilidade ao funcionamento do sistema de saúde materno-infantil.

“Eu não estou nada concentrado no encerramento de maternidades, estou concentrado em antecipar os problemas e em garantir a previsibilidade do funcionamento do sistema e garantir, sobretudo, que o sistema de saúde materno-infantil continua a funcionar bem como funcionou até aqui”, acrescentou.

O ministro da Saúde manifestou-se ainda convicto de que “as populações estão absolutamente tranquilas” em relação a este assunto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights