Lançado primeiro livro sobre a menopausa nas mulheres portuguesas

23 de Outubro 2022

Foi lançado esta semana o primeiro em português que retrata a realidade da menopausa nas mulheres portuguesas. O livro “Descomplicar a Menopausa” é da autoria de Cristina Mesquita de Oliveira, Presidente da VIDAs - Associação Portuguesa de Menopausa.

De acordo com a autora, o livro oferece conhecimento científico para ajudar todas as mulheres a transformarem a menopausa num processo “emocionante e positivo”, combatendo “mitos e mal-entendidos” associados a esta etapa de vida.

“É urgente deixar para trás o mundo onde estão escondidas de forma desajeitada as mulheres enquanto sujeitos de menopausa”. “O Processo de Menopausa é bonito, é cheio de graça e desafiante. Faz parte da vida de qualquer mulher, como a puberdade, a menstruação, a gravidez ou o aleitamento. É preciso vivê-lo de forma natural, plenamente e de maneira informada”, defende a Cristina Mesquita.

Com a revisão científica de Pedro Vieira Baptista, responsável pela unidade de trato genital do Hospital de São João, e de Maria Natália Mendes, psicóloga clínica da saúde com experiência em menopausa, o livro “Descomplicar a Menopausa” aborda as três fases do processo de menopausa, os efeitos mais comuns, porque se manifestam e como lidar com eles, bem como uma orientação abrangente sobre a variedade de tratamentos disponíveis, incluindo medicina tradicional e complementar.

Segundo os dados da PORDATA, estima-se que mais de um milhão e meio de mulheres portuguesas, cerca de 80% das mulheres em idade de menopausa, sofrem impactos da menopausa, como stress e exaustão, mudanças de humor, alterações no padrão de sono, confusão mental, baixa líbido, ondas de calor, suores noturnos e aumento de peso, sintomas que podem ser confundidas com doenças mais comuns.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights