Especialista apela a uma maior fiscalização na prescrição do medicamento da diabetes

26 de Outubro 2022

A endocrinologista e Secretária Geral da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) alertou esta quarta-feira para uma maior fiscalização na prescrição do medicamento semaglutido.

Em resposta à polémica sobre o uso do semaglutido para a perda de peso, Mafalda Marcelino, explica ao HealthNews que o “este fármaco, em termos de princípio ativo, também está indicado para o tratamento da perda de peso. A questão aqui é que na dose que está disponível em Portugal está apenas definida para o tratamento da diabetes. Para a obesidade, a dose é superior.”

“Quando falam em off label, é um off label no sentido em que a dose está unicamente definida para o tratamento da diabetes. É uma diferença muito importante”, esclarece a endocrinologista.

A especialista considera, por isso, que, enquanto houver restrições no acesso ao medicamento semaglutido pela quantidade disponível, devem ser privilegiados os doentes com o diagnóstico de diabetes.

“Cada vez que prescrevemos o medicamento a um doente que não é diabético estamos, de facto, a contornar o sistema. Ainda que clinicamente não esteja ‘errado’, porque sabemos que o medicamento é eficaz na perda de peso, estamos a contornar as regras. Isso é muito grave porque estamos a impedir o acesso às pessoas com diabetes”, frisa Mafalda Macelino.

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia pediu recentemente regras para selecionar os doentes elegíveis para o medicamento aprovado para a diabetes e também usado na perda de peso, para definir os médicos que podem prescrever e os níveis de comparticipação.

“É preciso definir os médicos que podem prescrever o medicamento e os níveis de comparticipação. Tem que haver, por outro lado, fiscalização. São as autoridades competentes que devem fazer esse controlo. Quando chega uma receita à farmácia, tem que existir um mecanismo de controlo que assegure que a receita foi passada para um doente que é diabético”, diz a Secretária Geral da SPEDM.

“O que está a acontecer é que as prescrições estão a ser assumidas como doente diabético”.

Na orientação divulgada esta terça-feira, a Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica do Infarmed considera que a prescrição deste medicamento deve ter em conta, “não apenas os ganhos em saúde para o cidadão individual, mas a saúde global da população, observando-se os princípios éticos de justiça na distribuição dos recursos aos que mais deles necessitam”.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights